Sindipetro-LP inicia campanha de distribuição de máscaras contra o Covid-19

Prevenção

Os diretores do Sindipetro-LP deram início, na manhã desta terça-feira (28), a uma campanha de distribuição de máscaras contra o Covid-19. Os trabalhadores da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, e do Terminal da Alemoa, em Santos, foram os primeiros a receber o acessório de proteção. No total serão distribuídas 5 mil peças em todas as unidades do Litoral Paulista.

A iniciativa visa conscientizar os trabalhadores sobre essa medida para evitar a infecção do novo coronavírus (covid-19), mas principalmente levar até eles esse importante instrumento de proteção contra a doença, já que muitas unidades do sistema Petrobrás ainda não disponibilizaram para todos os trabalhadores. O Sindicato vem exigindo sistematicamente através de ofícios e reuniões que essa situação seja revertida e que sejam distribuídos produtos de limpeza para higienização de equipamentos coletivos. A eficácia do uso de máscaras depende da combinação com outras medidas protetivas, como uso de álcool gel e desinfecção dos locais de trabalho, e do correto manuseio delas.

Privatizar faz mal ao Brasil
As máscaras, que foram confeccionadas em TNT, tem também um objetivo político – a defesa da Petrobrás. O acessório foi estampado com os dizeres “Privatizar Faz Mal ao Brasil”.

Em meio a pandemia, a gestão Castello Branco resolveu hibernar campos marítimos e terrestres usando como desculpa que a medida “faz parte de uma série de ações para preservar os empregos e a sustentabilidade da empresa nesta que é a pior crise da indústria do petróleo em cem anos”. Essa é uma atitude clara de que a alta cúpula da Petrobrás quer acelerar o processo de privatização. A crise do petróleo e a baixa demanda por conta da pandemia fez com que a venda dos ativos ficasse estagnada. Diante disso, lançaram mão de “inutilizar” suas atividades marítimas offshore como também seu portfólio de ativos terrestres para tornar mais atrativo para o mercado internacional.

A estratégia da Petrobrás é articular leilões para vender todos os equipamentos, a preços baixos, o que provocará grande prejuízo para a economia dos estados e municípios das unidades hibernadas. A medida atinge a Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e norte do Espírito Santo. No total são 62 plataformas hibernadas responsáveis por uma produção de 23 mil barris de petróleo por dia. Foram paralisadas as atividades das plataformas em águas rasas da costa Sergipana, as bacias de Campos, Potiguar e do Ceará.

Estatística
No sistema Petrobrás foram contabilizados, até o momento, 184 casos confirmados de Coronavírus. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ao todo nas plataformas offshore somam 382 trabalhadores infectados. Os casos suspeitos também não param de crescer, com 1.212 casos em 25 de abril, contra 1.073 no dia 16 de abril. Os números são alarmantes.

O Brasil chegou a 66.501 casos confirmados de coronavírus, de acordo com atualização do Ministério da Saúde, divulgada ontem (27).

Campanha
Junto a campanha de distribuição de máscaras o Sindipetro-LP lança a campanha de apoio em Defesa da Perobrás e da saúde da categoria. Por isso, pede aos petroleiros e petroleiras que marquem @sindipetrolp postando fotos com as nossas máscaras no Instagram ou @sindipetro litoral paulista ao postar  no Facebook. Além disso, que nos enviem  via whatsapp (13) 99137 8145 mostrando que estão apoiado essa causa que é de todos!