Petroleiros relatam casos suspeitos de coronavírus em mais duas plataformas no Brasil

Mexilhão e P-69

Após a confirmação de casos de infecção pelo novo coronavírus em dois navios-plataformas (FPSOs) afretados pela Petrobras no Brasil esta semana, outras duas unidades da petroleira, na Bacia de Santos, apresentam casos suspeitos de covid-19.

Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP), há informações de casos suspeitos na plataforma do campo de Mexilhão e na P-69, no campo de Lula.

"Estamos preocupados. Em Mexilhão, há vários casos suspeitos, mas ainda sem resultados. E na P-69 também apareceram casos suspeitos", afirmou Adaedson Costa, diretor do Sindipetro-LP, ligado à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Procurada, a Petrobras informou que, para garantir a privacidade e o sigilo médico dos funcionários, não reportará casos.

"Reforçando o nosso compromisso com o cuidado e proteção dos nossos colaboradores, incluindo seus familiares e pessoas próximas, a Petrobras não vai informar quando algum colaborador tiver confirmação ou complicações decorrentes da covid-19", disse a estatal, em nota.

Os relatos do Sindipetro-LP ocorrem dias depois da confirmação de infecção em duas plataformas a serviço da Petrobras. Um dos episódios ocorreu em uma FPSO da SBM Offshore, cuja embarcação e total de infectados não foram informados, também para garantir a privacidade deles.O outro foi registrado no FPSO Cidade de Santos, da Modec, na Bacia de Santos. Nos dois casos, as empresas estão assegurando o tratamento médico aos infectados e seguindo os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias.

Fonte: Valor Investe