Greve na RPBC e atrasos em diversas unidades intensificam mobilizações

Petroleiros em luta

A greve aprovada pelos petroleiros de regime de turno da RPBC/UTE Euzebio Rocha começou hoje (5). Reunidos em frente ao portão 1, todos os grupos compareceram ao chamado do sindicato e protestaram até 9 horas da manhã.

A categoria decidiu cruzar os braços em resposta à direção da empresa, que de forma unilateral e à revelia do ACT vem tentando impor uma tabela que não corresponde às necessidades dos trabalhadores. A mobilização também contou com a participação do advogado José Henrique Coelho, que relatou o percurso jurídico da luta e tirou dúvidas da categoria.

Hoje, às 15 horas, haverá audiência de conciliação e instrução no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Duas vans e todos os carros do sindicato foram colocados à disposição da categoria para que o maior número possível de grevistas compareçam à audiência. A saída será ao meio-dia, na sede do Sindicato.

Paralelamente à greve da RPBC/UTE Euzébio Rocha pela tabela de turno, a base do Litoral Paulista também segue mobilizada em defesa dos empregos, do cumprimento do ACT e por soberania nacional. Também em Cubatão, no terminal Transpetro Pilões, e na UTGCA, em Caraguatatuba, foram realizados atrasos com os trabalhadores dos regimes de turno e administrativo. No Aeroporto de Jacarepaguá, houve atraso nos voos das plataformas de Merluza, Mexilhão, P67 e P66. Lá, a mobilização também foi em protesto ao cancelamento de reunião com o RH, que estava agendado para o dia 3 e foi suspensa unilateralmente.

Aprovada em assembleia na última segunda-feira (3), a greve será deflagrada após o cumprimento do comunicado à empresa com 72 horas de antecedência. A luta contra o desmonte da Petrobrás, as demissões e descumprimento do ACT chega em seu momento decisivo. A hora é agora!