Mundo: Trabalhadores lutam por direitos no 1° de Maio

Enquanto centrais atreladas ao Governo brasileiro - diga-se Força Sindical  e CUT - festajam o Dia do Trabalhador com premiações de carros e apartamento, trabalhadores de todo Mundo fizeram do 1º de Maio de 2010 mais um dia de luta da classe operária contra os abusos dos patrões e governos neoliberais.

Na Grécia, milhares de pessoas foram às ruas de Atenas para protestar contra as medidas que o governo quer impor em troca de ajuda econômica. Para ajudar o país com 120 bilhões de euros, a União Européia está exigindo nada menos do que o controle de sua economia.

Durante uma passeata em frente ao prédio do Ministério das Finanças, a polícia usou gás lacrimogêneo contra dezenas de milhares de estudantes. As manifestações foram convocadas por sindicatos e partidos de esquerda para reagir às medidas humilhantes do Governo, que incluem cortes de salários e aposentadorias, além da elevação dos impostos.

Em outros países, o dia também está sendo marcado pela resistência dos trabalhadores. Em Taipei, no Taiwan, a população está usando o Dia do Trabalhor para protestar contra um pacto comercial - extremamente prejudicial aos trabalhadores - que o governo pretende assinar com a China.

Em Jacarta, na Indonésia, operários saíram às ruas empunhando faixas e cartazes para reivindicar condições melhores de segurança no trabalho. Na Malásia, em Kuala Lumpur, mulheres protestam por direitos iguais. Em Kiev, na Rússia, manifestantes do Partido Comunista fazem protestos nas principais ruas da cidade.

[gallery link="file" orderby="rand"]