Petroleiros atrasam turno em protesto contra punições na Revap

Incêndio

Os petroleiros do grupo 4 fizeram um atraso de duas horas na troca de turno desta sexta-feira (20), em protesto contra a punição aplicada pela Revap a três trabalhadores da refinaria. A mobilização aconteceu durante uma assembleia que também discutiu a tabela de turno, o Novo Plano Petros e votou a proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Nesta quinta-feira, a Revap comunicou a suspensão de três operadores sob a justificativa de responsabilidade no acidente que causou a explosão de um tanque de resíduo, no dia 27 de setembro. A punição é mais uma tentativa da empresa de colocar nos trabalhadores a culpa pelos constantes acidentes na refinaria, provocados pelo sucateamento das políticas de segurança da Petrobrás.

“É constante na empresa a responsabilização dos trabalhadores pelos acidentes. Há tempos o Sindicato combate esta prática e exige que a Revap leve em consideração as condições de trabalho como causadores dos acidentes”, afirma a vice-presidente do Sindicato, Cidiana Masini.

As políticas de desinvestimento e privatização estão levando ao aumento do número de acidentes na refinaria. Isso faz com que políticas de segurança desenvolvidas durante anos sejam deixadas de lado, o que é agravado pela falta de mão de obra.

“Repudiamos a perseguição da empresa aos trabalhadores e exigimos a imediata anulação das suspensões. A Petrobrás e precisa assumir a responsabilidade pelo que ocorre dentro da empresa. Basta de acidentes e punições”, afirma o presidente do Sindicato, Rafael Prado.

Fonte: Sindipetro SJC