Trinta funcionários são transferidos pela Petrobrás no início de esvaziamento da sede

Pituba

A ameaça que ronda os corredores da Torre Pituba, sede da Petrobrás na Bahia, começou a se tornar realidade. A empresa anunciou o início do esvaziamento do prédio na capital com a transferência de funcionários concursados. O processo, segundo a empresa, será concluído até dezembro deste ano. Segundo informações do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA), a primeira etapa de transferências atingiu pelo menos 30 funcionários.

“Foi um dia triste, tem gente que construiu uma carreira aqui e que não sabe o que fazer. Já tava todo mundo sabendo, mas ver acontecer é diferente, ainda mais sabendo que a empresa vai sair do prédio completamente ainda este ano”, disse uma funcionária com 12 anos de casa, que preferiu não ser identificada.

O prazo anunciado pela Petrobrás foi alterado pela terceira vez. A princípio, o processo de esvaziamento ocorreria até junho de 2020, depois o limite para transferências foi antecipado para março. Agora, dezembro deste ano.

Ainda segundo o Sindipetro-BA, são 1.507 funcionários concursados. “É uma postura assustadora essa da Petrobras, que desrespeita o trabalhador que tanto produziu pela empresa. Uma postura sem nenhuma sensibilidade”, afirmou Radiovaldo Costa, diretor de comunicação do sindicato.

Na última sexta-feira (27), o Sindipetro procurou o Ministério Público do Trabalho acusando a Petrobras de assédio moral coletivo contra os funcionários. “Há uma pressão generalizada, um assédio generalizado, para obrigar a pessoa a tomar uma decisão rápida sobre a mudança”, alega Costa.

Fonte: Correio