Ato neste sábado (3), em Santos, denuncia deputados que votaram ‘sim’ à reforma da previdência

Às 9 horas, em Santos

Deputados federais eleitos pela Baixada Santista, Rosana Valle (PSB) e Júnior Bozzela (PSL) deram voto favorável à reforma da previdência na votação em 1º turno, no Congresso Nacional. Diante disso, um protesto será realizado neste sábado (3), em Santos, para denunciar o posicionamento dos parlamentares da região.

Com concentração às 9 horas, na esquina do canal 6 com a avenida da praia, o protesto é organizado pelos Fóruns em Defesa da Aposentadoria da região em parceria com outras entidades da sociedade civil, como sindicatos, movimentos estudantis e populares e coletivos.

Um panfleto, com denúncias à reforma e à votação favorável dos deputados, será distribuído à população. Nele, é lembrando que Bozzella nunca escondeu seu alinhamento à pauta da elite empresarial, demonstrando desde o início ser inimigo dos trabalhadores. O que o governo enviar ele aprovará.

Já Rosana Valle preferiu usar da mentira e da demagogia. Em vídeo que circula na internet, garantiu em reunião com lideranças da região que era contrária à reforma, pois sabia que os mais pobres seriam as principais vítimas. Mas mudou o seu voto e, por isso, recebeu uma onda de críticas e um novo apelido: “Rosana Não Valle Nada”.

Combate aos privilégios? Nada disso! Reforma ataca os mais pobres
Alguns dados disponíveis neste boletim demonstram a falácia do combate aos privilégios que supostamente a reforma traria em sua proposta. O novo cálculo de benefício por exemplo, diminuirá em 15% o valor das aposentadorias; 85% dos aposentados ganham até 2 salários mínimos; e salta aos olhos o fato de que serão exigidos 40 anos de contribuição para aposentadoria integral num país onde o trabalhador só consegue, em média, 5 anos de registro a cada 12 anos trabalhados.

É matemática: cálculos mostram prejuízo causado pela reforma

“Mas alguma reforma precisa ser feita”. Sim, a tributária. No Brasil pobre paga mais imposto que rico

Para combater privilégios em nosso país, é preciso reforma tributária com imposto sobre grande fortunas, especialmente sobre grandes heranças.

Aliás, durante a discussão da reforma da previdência um destaque foi apresentado para tributar lucros, dividendos, fortunas e herança. Mas ele foi rejeitado, mesmo tendo potencial de arrecadação de R$ 142 bilhões por ano. Mais uma demonstração que não há combate a privilégios, mas sim ataque aos mais pobres e aos trabalhadores.

Reforma da previdência prejudica o comércio, pois o consumo cairá ainda mais
Ao atacar as aposentadorias dos trabalhadores que ganham entre um e seis salários mínimos, a reforma irá gerar uma grave recessão econômica. Isso porque acabará com o poder de compra de amplo e importante setor social e irá interromper a distribuição de renda que a previdência social efetua em todas as regiões, principalmente as mais pobres.

Escandalosa compra de votos
Por fim, é preciso lembrar que em apenas 10 dias, o governo federal liberou R$ 2,7 bilhões em emendas para os deputados votarem a favor da reforma da previdência.