Petroleiros do Litoral Paulista paralisam unidades em defesa da aposentadoria e do refino

Dia Nacional de Luta

Petroleiros diretos e terceirizados do Litoral Paulista protagonizaram mobilizações, na manhã desta sexta-feira (12), contra a reforma da previdência e a venda das refinarias. Os protestos são parte do Dia Nacional de Luta em Defesa das Aposentadorias e da Educação, que teve como ponto alto o Ato dos Estudantes e Trabalhadores em Brasília, no Distrito Federal. As paralisações ocorreram na Refinaria Presidente Bernardes e UTE Euzébio Rocha, em Cubatão (SP), e na Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba (UTGCA), com grande participação dos trabalhadores.

Em Cubatão, o ato foi realizado de forma unitária pelos sindicatos de petroleiros, metalúrgicos, construção civil e Comissão de Desempregados. Mesmo sendo desde o início convocado como um dia de luta, e não como greve geral, sem qualquer razão a gerência geral da refinaria em parceria com as empreiteiras resolveu endurecer e lançar mão de práticas antissindicais. A mais escandalosa foi, sem dúvidas, atrasar a chegada dos ônibus na unidade em mais de duas horas.

A resposta dos trabalhadores foi à altura do ataque, com boa parte do protesto sendo estendido até o meio-dia. N portaria 10, em protesto à medida unilateral das chefias, por unanimidade os trabalhadores presentes decidiram transformar este dia de luta em dia de greve, retornando às suas casas após as 13 horas. O recado aos gestores da refinaria está dado: a cada ação truculenta, a reação será a mobilização.

Brasília
Com ônibus cheio, a caravana do Sindipetro-LP partiu de Santos às 17 horas da última quinta-feira (11) para chegar a tempo do Grande Ato dos Estudantes, em Brasília, iniciado às 10 horas. Os milhares de participantes se concentraram no Museu Nacional Honestino Guimarães e realizaram uma passeata em direção ao Congresso Nacional. É a resposta, nas ruas, à aprovação em primeiro turno da reforma da previdência no Congresso Nacional. Não iremos nos calar diante do enorme ataque sobre nossas aposentadorias.