Em evento no Sindipetro, petroleiras discutem previdência, assistem filme e cuidam da saúde

Dia 20 é na subsede!

O Dia Internacional de Luta da Mulher, celebrado anualmente no 8 de março, já passou. Mas no Sindipetro-LP as atividades dedicadas às petroleiras ativas, aposentadas e pensionistas ainda não acabou.

Na última sexta-feira (15), na sede do Sindipetro-LP, em Santos, nossas associadas tiveram uma programação diferente e muito produtiva. Numa só tarde, tivemos debate político com palestra sobre previdência, sessão de cinema e cuidados com a saúde.

Previdência em debate
Com a palestra diretora do Sindipetro-LP, Fabiola Calefi, as mulheres presentes tiveram acesso aos principais pontos da reforma da previdência que Bolsonaro tenta aprovar.Fabiola destacou, por exemplo, o fato de que as mulheres serão as mais afetadas.

O aumento da idade mínima para se aposentar, que passou de 60 para 62 anos, não é o único ataque. Elas, que ainda se aposentam mais por idade do que por tempo de contribuição, também são maioria nas faixas salariais mais baixas, tanto nos valores dos benefícios já recebidos quanto nas quantias pagas por aquelas que ainda trabalham e contribuem para o INSS. Além disso, são maioria também entre os brasileiros que recebem pensões por morte.

A mulher no cinema
Após a palestra, foi exibido o curta-metragem Elza - dirigido pelo jornalista do Sindipetro-LP, Leandro Olimpio. O documentário resgata as histórias de sua avó, cujos diálogos com o neto trazem à tona uma biografia muito particular e ao mesmo tempo universal: a luta por uma vida digna, o esforço para criar os filhos, a dificuldade de viver o casamento num período em que o machismo e opressão eram ainda mais comuns e naturalizados sobre as mulheres.

O filme venceu a última edição do Festival Curta Santos, na categoria Olhar Caiçara pelo voto popular, e também foi exibido na TV Tribuna e em outros 10 festivais.

Viver bem
E para encerrar a programação, foi servido às associadas, no salão de festas, chá da tarde e oferecido serviço de limpeza de pele. Mais do que cuidar da saúde, foi também uma oportunidade de promover reencontros e fortalecer os laços de amizade e solidariedade entre as petroleiras.

Litoral Norte não ficará de fora
Na subsede do Sindipetro-LP, em São Sebastião, também terá atividade. O evento acontece no dia 20 de março (quarta-feira), das 13 às 16 horas.

A data contará com a exibição de filme, seguido de debate. Mais uma vez, caberá à nossa diretoria Fabiola conduzir o bate-papo. Para encerrar o dia será servido um chá da tarde. Apesar da atividade ser dedicada especialmente às petroleiras ativas, aposentadas e pensionistas,todos os associados são bem-vindos - mulheres e homens.