PRVE apresentado pela Petrobrás beneficia os maiores salários

Diferença salarial

Nesta terça-feira (27), finalmente a Petrobrás apresentou aos sindicatos da FNP, durante reunião que aconteceu no Rio de Janeiro, o PROGRAMA DE REMUNERAÇÃO VARIÁVEL (PRVE). Além de complexo, envolvendo medição de desempenho da companhia, desempenho individual e resultado global, o programa mais parece uma ferramenta para gerar divisão e aumentar as assimetrias entre a remuneração dos empregados da companhia. Além da diferença salarial e das funções gratificadas, agora a empresa quer aumentar a distância entre os empregados, potencializando as diferenças através da aplicação de um programa que divide a responsabilidade mas concentra a recompensa nas mãos de poucos.

Como o PRVE será entendido de conjunto com o pagamento negociado a título de PLR, e em ambos os casos a empresa aplicará o conceito de remuneração, na aplicação da subtração do valor pago como PLR no processo de apuração do valor do PRVE, o peso sobre os menores salários será muito maior. Isso acontecerá porque a subtração será feita levando em conta quantas remunerações o empregado recebeu a título de PLR e o PRVE também será apurado levando em conta o número de remunerações. Com isso, a relação piso/teto da PLR, que tem a intenção de diminuir a assimetria entre a remuneração dos empregados, aparecerá no processo de apuração do PRVE como ampliador da diferença.

Em um exemplo prático: um funcionário recebeu 15 mil de PLR e isso, para ele, significa três remunerações (aplicando o conceito da empresa). Outro funcionário recebeu 30 mil de PLR e para ele isso representa apenas uma remuneração. O PRVE apurado indica o pagamento de 3,5 remunerações. No primeiro caso, a subtração do valor pago a título de PLR resultará em PRVE 3,5 – 3 = 0,5 remuneração. No segundo caso, resultará em PRVE 3,5 – 1 = 2,5 remunerações. Com isso, a distância entre os empregados aumentará e o piso/teto da PLR passa a ser neutralizado pela aplicação do PRVE.

O programa que está sendo apresentado como uma ferramenta de “distribuição dos bons resultados”e, na verdade acentuará a diferença salarial e fará com que os maiores salários e os cargos gerenciais sejam beneficiados em detrimento da maior parte dos empregados. Com o pagamento da PLR, o esforço dos funcionários de base não será recompensado via PRVE, o programa servirá apenas para aumentar a diferença entre o pagamento do piso da PLR e as PLR´s maiores.

O PRVE, a recompensa pensada pela empresa irá dividir as equipes. Distribuirá de maneira desigual e injusta o resultado das unidades, caso não seja implantada uma ferramenta mitigadora do impacto da subtração do valor pago pela PLR, considerando o número de remunerações.

Fonte: Sindipetro-SJC