Vapores de benzeno expõem trabalhadores do laboratório da RPBC

Risco

Na ocorrência em 16 de junho a medição identificou seis (6) ppm de benzeno no ar respirável do laboratório. Essa não é a primeira vez que vazamentos do tipo acontecem. Em 2013 e 2015 houve grande exposição dos trabalhadores do laboratório e nada foi feito para resolver o problema. Toda a estrutura do prédio do laboratório está comprometida. Há cerca de dois anos aconteceu de sair petróleo pelas torneiras e pelo lava-olhos de emergência.

Em 2011 foi engavetado projeto para um prédio novo, que seria o grande avanço conquistado pelo GTB e Sindicato, que não tivesse interligação das drenagens de W4 da refinaria, com um sistema de ar climatizado, conforme normas brasileiras e sem ruídos exagerados, com sistema de exaustão por capela e tratamento de gases eficiente e seguro.

Embora a empresa alegue que os níveis de exposição dos trabalhadores em suas unidades não são nocivos, de acordo com a Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) não há concentração segura para exposição ao benzeno. Também, segundo estudos sobre o tema, a exposição ocupacional, mesmo que em concentrações mínima, mas frequentes, implicam em benzenismo crônico, cujos sinais podem demorar muitos anos para se manifestar, podendo provocar câncer até mesmo após o trabalhador estar aposentado.

A situação do laboratório é preocupante, pois alguns trabalhadores estão apresentando alteração em seus exames de urina que identifica por marcador biológico os elementos químicos Fenol, Cádmio, Mercúrio, Acetona, Arsênico, Flúor e Metanol. Além do setor medico da empresa, estes trabalhadores estão sendo monitorados pelo departamento de saúde do Sindicato.

O Sindipetro-LP esteve na refinaria dia 13 de julho com seu médico do trabalho. Após reunião com as gerências de SMS, OT e Engenharia, ocorreu uma visita técnica nas instalações do laboratório para conhecimento dos riscos onde os representantes do sindicato tiveram a oportunidade de encaminhar suas propostas de melhorias e garantias de um ambiente seguro. A gerência ficou de analisar e responderá se aceitará compor os termos.