Sindipetro-LP promove palestra, na UTGCA, sobre Análise de Acidentes do Trabalho

Sipat

Na próxima segunda-feira (25) começa a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTCGA).

Dentre às várias atividades que acontecerão vale destacar a palestra promovida pelo Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, cujo tema é “Análise de acidente de trabalho em uma refinaria de petróleo”. A palestra, que acontece no dia 25 de junho, será proferida pela Dra. Sandra Lorena Baltran Hurtado, que é terapeuta física e mestre em saúde pública pela Unidade São Paulo (USP). A exposição acontece No Bloco C “Atividade Vivenciais”,  das 14h às 16h. O evento é aberto a toda força de trabalho da UTGCA, independente de inscrições prévias.

A palestra tem como base a tese de dissertação feita pela expositora que aborda os acidentes de trabalho em refinarias de petróleo que se destacam por liderar vários indicadores de incidência e mortalidade dentro da indústria de transformação no Brasil. "A abordagem das análises dos acidentes tem evoluído desde uma concepção do erro humano até as relações interorganizacionais. As empresas continuam usando abordagens tradicionais na investigação de acidentes que não ajudam na prevenção eficaz dos mesmos. Os estudos aprofundados em acidentes do setor mostram que a relação de fatores organizacionais são escassos", afirma a pesquisadora. Em Setembro de 2014, em uma refinaria da região sudeste de Brasil, seis trabalhadores sofreram queimaduras múltiplas como consequência de um incêndio por vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) que entrou em contato com uma fonte de ignição. Uma das vítimas faleceu dois meses depois.

O que é a SIPAT?

A sigla "SIPAT" significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Isso porque ela representa o período onde são realizadas atividades direcionadas a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A SIPAT é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) conforme diz no ítem 5.16 alínea “o” e “p”.

Clique aqui e confira a programação completa