IDELI: PETROLEIRAS ESTÃO DANDO ALELUIA PARA A ENTREGA DO PRÉ-SAL

"O Petróleo é do Brasil"

Ex-senadora e ex-ministra do governo Dilma Rousseff, Ideli Salvatti (PT-SC) concedeu entrevista à TV 247 ressaltando a importância da campanha "O Petróleo é do Brasil", movimento que pretende mobilizar a opinião pública e propor ações jurídicas contra o desmonte da Petrobras, que vem sendo depenada desde o golpe parlamentar de 2016. Ideli ressalta a importância da ação: "é necessário frear todo o desmonte ofertado por Temer e sua corja".

A campanha, lançada em maio na Câmara dos Deputados por meio de duas frentes parlamentares, conta com o apoio de diversas lideranças políticas, além de entidades sindicais e educacionais.

A ex-ministra relata que a campanha terá três eixos de atuação. "Atuamos com movimentações jurídicas, na tentativa de anular o quarto leilão do pré-sal, mobilizações sociais, mostrando como a perda dos royalties está afetando a saúde e educação, além de expandirmos a nossa comunicação", salienta.

Desgoverno Temer

A respeito da alta taxa do diesel, pauta central da greve dos caminhoneiros, Ideli explica a razão de o brasileiro estar pagando um valor tão abusivo no combustível. "O custo de produção do diesel, mesmo quando a Petrobras importa, é menos de R$ 1,00, quando a estatal vende o diesel a R$ 2,50, ou seja, é um lucro astronômico", denuncia.

"Em dez meses, o Temer e sua corja promoveram cinco leilões da Petrobras, é o equivalente a fazer a xepa da feira com o filé mignon", condena.

Com a perspectiva da venda de 70% do pré-sal, Ideli explica que estão em jogo cinco bilhões em barris que serão colocados à venda. "Não existe nenhuma justificativa para a Petrobras entregar seu patrimônio. A estatal possui 22 bilhões em caixa. É um lucro astronômico que está indo para empresas estrangeiras", acusa.

Fonte: Brasil 247