AMS atualiza tabelas de contribuição: em maio haverá cobrança retroativa de setembro 2017 a março 2018

Reajuste de 1,73% + valor fixo

A Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) atualizou suas tabelas, e agora, a partir do mês de abril, além do reajuste da tabela em 1,73%, os beneficiários passam a contribuir mensalmente com um valor adicional fixo de acordo com a classe de renda. As mudanças já tiveram reflexo no contracheque do dia 25/04, alterando os valores da rubrica 0980 – AMS Grande Risco.

O valor fixo a ser adicionado à contribuição mensal à AMS varia de R$ 4 a R$ 28, dependendo da classe de renda do beneficiário titular. A cláusula 31 do ACT 2017/2019 abrange ainda a criação de duas novas classes de renda no topo da tabela de Grande Risco.

Os reajustes se aplicam a todos os empregados terrestres do Sistema Petrobrás, incluindo Transpetro, TBG, PBIO e Termobahia.

Estas medidas foram definidas no Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2019 e visam restabelecer a relação de custeio da AMS em 70% de participação pela Petrobrás e 30% pelos beneficiários, de forma a garantir a sustentabilidade do plano.

Outra medida acordada no ACT foi a criação de uma contribuição adicional, a ser descontada anualmente em novembro, com valor correspondente à contribuição regular do beneficiário com base na tabela de Grande Risco em vigor.

Mudanças do ACT 2017/2019 nas contribuições de Grande Risco da AMS:

- Reajuste de 1,73% a partir de setembro de 2017;

- Acréscimo de duas novas faixas no topo da tabela a partir de setembro de 2017;

- Valor fixo, entre R$ 4 e R$ 28 por beneficiário, de acordo com a faixa de renda do titular, a partir de março de 2018;

- Parcela extra, descontada anualmente, no valor da contribuição regular, a partir de novembro de 2018.

O contracheque do mês de maio trará os descontos retroativos de setembro de 2017 a março de 2018.

Fonte: AMS