Em ato em frente à Caixa Econômica, bancários passam abaixo-assinado por mais funcionários na agência

EM CARAGUATATUBA

O Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região realiza nesta quinta e sexta-feira (5 e 6) um ato em frente à da Caixa Econômica Federal Agência Caraguatatuba (CEF), colhendo assinaturas da população. O objetivo é pressionar a direção da Caixa para a contratação de mais funcionários ou a possibilidade de abertura de mais uma agência na cidade, algo cobrado constantemente pelo órgão. A ação acontece das 9h às 16h.

Segundo o sindicato da categoria, faltam empregados nas agências da Caixa em todo o país, por isso, trabalhadores do banco enfrentam diversos problemas, entre eles a sobrecarga de trabalho e adoecimento. Apontam também filas e demora nos atendimentos, fatos que ocorrem constantemente em Caraguatatuba, onde mais de mil pessoas são atendidas em dias de maior fluxo na agência.

“A população está vendo de maneira positiva a atividade hoje e nos contam que ficam muito tempo na fila.  Está acontecendo um descaso total do Poder Público em relação ao funcionamento desta agência. Cinco funcionários saíram por conta do Plano de Demissão Voluntária (PDV) e não foram substituídos. É impossível fazer um bom atendimento apenas com 22 funcionários”, relatou Débora Ferreira Machado, Diretora de Comunicação do Sindicato. Segundo ela, estão colhendo o máximo de assinaturas de quem utiliza os serviços da Caixa.

O abaixo-assinado será encaminhado à Presidência e Superintendência da Caixa Econômica e ao Prefeito de Caraguatatuba. “Entendemos que ele tenha uma responsabilidade quanto ao bem-estar da população e nos ajude a cobrar essas providências que precisam ser tomadas”, finaliza Machado.

“Solicitamos que a população assine e participe, para que possa ter um melhor atendimento, pois sabemos que chegam a ficar até 4 horas na fila em dias de pico. É necessário que a agência tenha mais funcionários, pois o atendimento aqui está muito precário. Estamos em contato com o prefeito e o presidente da Câmara de Caraguatatuba para nos apoiar nessa luta”, apontou o presidente do Sindicato, Geraldo Soares dos Santos.

Para o Sindicato, reforçar o quadro de trabalhadores é apenas uma das formas de valorizar o forte papel social da instituição, que deve estar a cada dia mais forte e a serviço da população.

Durante o ato, os bancários entregaram Carta Aberta à população, denunciando medidas do governo Temer que levarão ao desmonte da Caixa Econômica Federal como banco público. Dentre as medidas, o governo tem fechado agências, tirando de muitos bairros a única agência bancária em muitos quilômetros. Com isso, a população precisa se deslocar para outras cidades para realizar transações bancárias.

O governo também reduziu drasticamente o financiamento para famílias de baixa renda, pelo Minha Casa Minha Vida, tirando a possibilidade de pessoas de baixa renda conquistarem a casa própria. Somente para quem tem condições de dar boa parte da entrada do imóvel a Caixa está aprovando financiamento.

Fonte: Com informações do Tamoio News