Todo apoio à greve na Unifesp contra o corte nas bolsas de auxílio-permanência

Nenhum direito a menos!

Nesta segunda-feira (2), completa-se uma semana em que os estudantes da Unifesp Baixada Santista deflagraram greve contra o corte nas bolsas de auxílio-permanência. A decisão foi tomada no dia 26 de março, em assembleia extraordinária dos centros acadêmicos da universidade, na cidade de Santos, onde a instituição possui duas unidades.

A estimativa é de que mais de 500 estudantes de baixa renda da universidade fiquem sem o auxílio. Só na região, calcula-se que quase 100 estudantes sejam atingidos pela medida. Os cortes das bolsas são resultado da redução de 40% do PNAES (Programa Nacional de Auxílio Estudantil) feito pelo governo Temer em 2017. Essa medida é parte dos cortes na educação que vêm afetando os institutos e universidades públicas do país inteiro, a maioria deles estão sem verbas para arcar com despesas básicas, pagar as contas de água, luz, os trabalhadores terceirizados, obras e a assistência estudantil. Um verdadeiro desmonte da educação pública brasileira.

O Sindipetro Litoral Paulista, assim como a Frente Sindical Classista, apoiam a luta dos estudantes por uma educação pública de qualidade. A avalanche de ataques de Temer, que vem aplicando retrocessos históricos, inclui o desmonte da educação. Esses ataques abrem caminho para a entrega ainda maior das nossas escolas e universidades para o ensino privado, cuja preocupação é exclusivamente pelo lucro.

É preciso que toda a população abrace a luta estudantil! Nenhum direito a menos, nenhum auxílio a menos, viva a juventude que luta!