Acompanhamento de ACT 2018: primeira rodada de reunião nesta quarta (21)

Minuto a minuto

9 horas 50 minutos - Neste momento, a direção da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) aguarda o RH da Petrobrás.

10 horas - Começa a reunião. FNP inicia o preâmbulo.

10 horas 10 minutos - Adaedson Costa, diretor da FNP/Sindipetro-LP, cobra elaboração de ata das reuniões ao RH, que atualmente não são feitas. A ideia é garantir comprometimento com as decisões tiradas em reunião.

10 horas 15 minutos – Eduardo Henrique, diretor da FNP/Sindipetro-RJ, critica a venda das Fafens, na Bahia e em Sergipe, além de criticar o sucateamento no Centro de Pesquisa da Petrobrás (Cenpes), no Rio de Janeiro.

10 horas 20 minutos - Rafael Prado, diretor da FNP/Sindipetro-SJC, coloca a insatisfação dos trabalhadores com a qualidade da alimentação que é fornecida na REVAP.

10 horas 25 minutos - “Alimentação está ligada, integralmente, a saúde do trabalhador”, completa Adaedson. Ele também relembrou o episódio ocorrido na RPBC, em que trabalhadores encontraram pedras, parafuso e até mesmo algo parecido com tecido, em meio a uma maionese. Também foi lembrado que o problema com a alimentação dos trabalhadores se repete no CENPES. “Implantar alimentação (contratação de fornecedor) sem consultar o sindicato não é democrático”, disse Rafael Prado.

10 horas 30 minutos - Representante da Petrobrás  informa que a empresa irá averiguar o que acontece em cada unidade sobre a qualidade da alimentação.

10 horas 40 minutos – BENEFÍCIO EDUCACIONAL – Diretores cobram posicionamento do RH sobre este ponto. “Botão compartilhado” também foi criticado pelos diretores, que informaram que o mesmo não funciona.

10 horas 50 minutos - RH afirma que estão cientes dos problemas no “Botão Compartilhado” e que estão trabalhando para melhorar, porém, “nenhum problema é resolvido tão rápido”, afirma o RH. Sobre o Benefício Educacional foi informado que ocorreram mudanças de contrato em Janeiro, alguns trabalhadores ainda não receberam suas despesas, mas a empresa informa que trabalha para que isso seja solucionado.

11 horas - Transporte inadequado nas áreas operacionais - Diretor da FNP questiona contratos que foram alterados. O uso de micro-ônibus foi substituido por vans, em SP, além da redução do número de transporte. “Trabalhadores estão sendo abandonados na beira da estrada, na Revap”, conta Rafael Prado. Foi relatado também acidentes com petroleiros transportados por vans, no Litoral Paulista. No Cenpes, algumas linhas também foram cortadas, além de vários direitos trabalhistas retirados, informa Eduardo Henrique.

RH afirma que vai apurar os casos.

Foi colocado pela FNP também sobre o anúncio de mudança no transporte para plataformas da Bacia de Santos que tiveram alterações de vôos  oriundos de Santos-SP para o aeroporto de Jacarepaguá-RJ.

11 horas 30 minutos - Fafens – RH afirma que a companhia já tinha apontado o interesse de sair da área de fertilizantes. A ideia é viabilizar o aspecto financeiro. “A gente apontou que essas empresas deram prejuízos no ano passado. A alternativa, então, foi a hibernação. A privatização ainda está sendo analisada”.

Com relação aos empregados dessas fábricas, RH afirma que serão transferidos para outras unidades da Petrobrás.

O RH vai chamar os sindicatos, na próxima semana, para informar detalhadamente todo o processo. Atualmente, 573 pessoas trabalham nas Fafens. “Vamos ter uma equipe nas Fafens para garantir os ativos dessas empresas”, afirma o RH. Rodas de conversas serão realizadas para tirar dúvidas dos trabalhadores.

11 horas 50 minutos - Catracas nos banheiros do Edifício Senado, no Rio de Janeiro – Até onde isso vai? Qual é a ideia?, questiona Eduardo Henrique, diretor da FNP/Sindipetro-RJ, que afirma que a iniciativa ainda desestimula o uso de bicicletas pelos trabalhadores. O RH informa que a ideia não é contabilizar o horário do trabalhador. “Trata-se de organização do prédio”, esclarece o RH. "A turma que vem de bicicleta, chega e toma banho, este tempo não está sendo contado. É uma situação específica daquele prédio", completa o RH.

12 horas -  Também foi questionado a redução de efetivos nos terminais. Representante da Transpetro diz que vai apurar os fatos, a fim de trazer uma resposta para a FNP.

12 horas 5 minutos - FNP exige explicação sobre o retorno de férias. Diretores da FNP relatam que trabalhadores estão sendo obrigados a fazer treinamentos durante o período de férias.

FNP cobrou um posicionamento do RH sobre trabalhadores demitidos por força de liminar e exige uma lista com os nomes dos trabalhadores que estão na ativa por força também de liminar.

12 horas 20 mintos - Banco de horas – Está havendo na Revap imposição de banco de horas. “Os trabalhadores querem ter a opção de receber as horas extras”, conta Rafael Prado, diretor da FNP/Sindipetro-SJC.

12 horas 28 minutos - FNP solicita veracidade sobre a informação de que vão terceirização a subestação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), localizada na cidade de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo.

Parada para o almoço. Retorno às 15 horas.