Representantes de trabalhadores se reúnem com prepostos das "gatas" para discutir politica de contratação

petrobrás e prefeitura fugiram da reunião

Dirigentes dos sindicatos dos metalúrgicos, petroleiros, construção civil e membros da Comissão de Desempregados de Cubatão, estiveram reunidos hoje (6) com representantes das terceirizadas que atuam na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC). A reunião aconteceu sem a presença de prepostos da Petrobrás, que se omitiu na negociação com os trabalhadores. Os sindicatos criticaram a postura da empresa, que só aceitou marcar a reunião com os prepostos das terceirizadas após mobilização do dia 19 de fevereiro, que parou por algumas horas os terceirizados da refinaria.

Marcada para acontecer na prefeitura de Cubatão às 11h, a reunião foi cancelada pelo secretário de Emprego, Benaldo Melo de Souza, que disse não se sentir confortável para mediar o debate.  Mesmo sem a presença do secretário, a comissão dos empregados e prepostos aceitaram realizar a reunião na sede do Sindicato da Construção Civil.

O intuito da reunião foi discutir e tentar achar uma solução para a atual política de contratação de serviços praticada por essas empresas. Dentre os vários problemas apresentados, o principal é a redução salarial, que chega até 50%, para a contratação de novos trabalhadores. Também, a contratação de pessoal de fora da região da Baixada Santista agrava ainda mais o problema do desemprego na região.

A questão da demissão de profissionais com muitos anos de refinaria que estão sendo demitidos para dar lugar a novos contratados, com menos benefícios, foi também criticada pelos representantes dos trabalhadores. Outro ponto bastante controverso é a questão de contratação de mulheres. Apesar de muitas terem qualificação acabam não ocupando postos disponíveis por falta de oportunidade. A destruição de direitos e as condições penosas de trabalho dos terceirizados também estiveram em pauta.

Desempregados
A situação dos desempregados de Cubatão vem sendo discutida exaustivamente já que atualmente existem oito mil pessoas, na região, em busca de novos postos de trabalho. A comissão dos desempregados entende  que as empreiteiras, que atuam na refinaria, podem absorver essa mão de obra disponível. Prova disso, é que essas empresas preenchem a maioria das vagas disponíveis com pessoas de fora da Baixada Santista , anunciando poucas vagas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Próximos passos
Diante das argumentações dos sindicatos e desempregados, os prepostos das empresas prometeram levar as demandas apresentadas para os donos das empresas.

Na próxima quinta-feira (08) a Comissão de Desempregados irá se reunir com os representantes dos sindicatos para discutir e estabelecer uma tabela salarial com pisos de acordo com o que era praticado no ano passado, ou seja, de acordo com a realidade e sem rebaixamento.

Na sexta-feira (09), haverá uma nova rodada de negociação com os prepostos das terceirizadas para apresentar a tabela salarial e demais demandas cobradas durante a reunião.

Apesar da ausência da Petrobrás e da Prefeitura de Cubatão, a negociação com os prepostos parece avançar, porém, não sem a disposição dos trabalhadores intensificarem as mobilizações.

Mais do que nunca é importante que os trabalhadores terceirizados e a grande massa de desempregados estejam unidos para fortalecer a pressão de seus representantes diante das empresas. O que está em jogo é a saúde financeira e dignidade dos trabalhadores, que estão sendo prejudicados apenas para aumentar a margem de lucro dos donos das "gatas".

Estamos na luta!

Assista um resumo do dia: