Desempregados e terceirizadas se reúnem para tratar de rebaixamento de salários e outras demandas

Petrobrás ausente na negociação

Na manhã desta segunda-feira (5), os desempregados e representantes do Sindipetro-LP e Sintracomos se reuniram mais uma vez em frente ao PAT de Cubatão para falar da importância da mobilização dos trabalhadores nesse momento de alta do desemprego na região. Às 14h, sindicatos e Comissão de Desempregados se reúnem para falar sobre os pontos que serão debatidos na reunião, na terça (6), com os prepostos das empresas Normatel-EE, SGS-EI, NM-EN, Alpitec-PM, Autvale-EE e AM- SOP, que atuam na refinaria.

Em pauta, os rebaixamentos de salários denunciados nas novas contratações, contratação de mão de obra feminina e mão de obra local, entre outras demandas dos trabalhadores.

Graças às mobilizações puxadas pela Comissão de Desempregados e sindicatos, em especial a do dia 19 de fevereiro, que contou com a paralisação das atividades dos terceirizados na refinaria por algumas horas, após uma primeira negativa da Petrobrás, a gerência da RPBC cedeu e marcou a tão esperada reunião com os trabalhadores.

Embora tenha organizado o evento, a Petrobrás não participará da reunião com os trabalhadores e sindicatos, o que entendemos como uma falta grave da empresa. Sem a Petrobrás na reunião as terceirizadas terão como desculpa a ausência da empresa em mesa para tomarem qualquer decisão.

Mas para os trabalhadores essa desculpa não cola. O mar de desempregados que se forma todos os dias em frente ao PAT de Cubatão deixa claro que algo tem que ser feito pelos próprios trabalhadores, se organizando, pois contar com os políticos da região ou com iniciativa da direção da Petrobras não é possível.

Por isso, na reunião de hoje os trabalhadores foram claros: Ou as "gatas" reveem a política de rebaixamento de salários, ou intensificaremos as mobilizações!

Assista um resumo da mobilização de hoje: