Sindipetro-LP realiza assinatura do ACT

Deliberado em assembleia

O Sindipetro-LP realizou na manhã desta sexta-feira (19) a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho. Com isso, se encerra oficialmente a campanha reivindicatória da categoria.

Como já dissemos anteriormente, Pedro Parente impôs sobre os trabalhadores a perda de direitos importantes. Tais perdas são parte dos ataques mais gerais que patrões e governos aplicam sobre o conjunto da classe trabalhadora. Vivemos a imposição de um novo patamar de exploração.

Em nosso caso, as principais perdas são - sem dúvidas - o reajuste abaixo da inflação pelo segundo ano consecutivo; os ataques na AMS e Benefício Farmácia; a perda salarial com a alteração compulsória do auxílio-almoço para vale-alimentação; exclusão da cláusula que garantia ao trabalhador de turno não ficar negativado no retorno das férias; recusa em garantir na cláusula 42 que não haverá demissões coletivas no Sistema Petrobrás.

Em 2018, as lutas não serão menores. E como lição deste processo, devemos compreender que só a mobilização será capaz de reverter os ataques aos nossos direitos e à nossa companhia.

Vamos à luta!