Pesquisa revela que sete em cada dez brasileiros são contra as privatizações

Datafolha

De cada dez brasileiros, sete são contra a privatização de estatais. A privatização da Petrobrás é uma das propostas mais rechaçadas pela maior parte da população: 70% se disseram contrários e apenas 21% a favor.

Os dados fazem parte resultado de uma pesquisa realizada pelo Datafolha, cuja divulgação foi realizada no dia 26 de dezembro de 2017. A maioria da população (67%) também vê mais prejuízos que benefícios na venda de companhias brasileiras para grupos estrangeiros.

No total, foram ouvidas 2.765 pessoas com margem de erro de dois pontos percentuais. Segundo o levantamento, a oposição às privatizações predomina em praticamente todos os setores analisados, seja por região, sexo, escolaridade, preferência partidária e aprovação à gestão Temer.

Até entre eleitores de partidos e políticos que são favoráveis à venda de estatais, como o PSDB – que historicamente apoiou e promoveu desestatizações-, 55% se disseram contrários, e 37%, a favor. Mesmo entre os pesquisados com renda superior a dez salários mínimos por mês, onde a privatização tem um pouco mais de aceitação, o resultado também é quase dividido com 45% se dizendo contra.

Outro importante dado da pesquisa revela que a participação de capital estrangeiro na Petrobrás tem oposição ainda maior: 78% se disseram contra, e 15%, a favor.

Apoio popular
O resultado dessa pesquisa demonstra que há forte apoio popular à luta dos movimentos sociais e sindical em defesa da soberania nacional, o que inclui com centralidade a luta contra as privatizações. E demonstra, mais uma vez, que as medidas adotadas pelo governo Temer representam sucessivos golpes contra os trabalhadores e o povo brasileiro. Nenhuma delas, desde as reformas da previdência, trabalhista, lei da terceirização e desestatizações, passaram pelo crivo popular. Nenhuma delas atende os anseios e interesses da maioria dos brasileiros.

Para se ter uma ideia da sanha entreguista de Temer, o programa de desestatização do atual governo inclui a venda de 57 empresas públicas, dentre elas a Eletrobras e os Correios. O grande desafio de todos os lutadores e lutadoras, que se colocam na linha de frente da batalha contra a ofensiva neoliberal de Temer, é transformar este apoio popular em mobilização, em força de ação.

Para os petroleiros, que têm em suas mãos a enorme responsabilidade de levar adiante a luta em defesa da Petrobrás, o resultado desta pesquisa é uma grande injeção de ânimo. A imensa maioria dos brasileiros também consideram que defender a Petrobrás é defender o Brasil e que privatizar faz mal ao país.