Sindipetro-LP realiza assembleia nesta quarta (3) para avaliar nova minuta e indicativo de greve

ACT

Diante da apresentação da nova minuta pelo RH Corporativo da Petrobrás, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) indica a realização de novas assembleias para que as direções dos cinco sindicatos discutam com a base os próximos passos da campanha. Além de reavaliar a proposta da companhia, também será colocado em votação o indicativo de greve - agendada inicialmente para esta quarta-feira (3). A decisão foi tomada pela Diretoria Executiva da FNP em reunião nesta terça-feira (2), no Rio de Janeiro.

No Litoral Paulista, a Assembleia acontece nesta quarta-feira (3) com 1ª chamada às 17h30 e 2ª chamada às 18h, na sede (Santos) e subsede (São Sebastião). Para os trabalhadores de turno da UTGCA, a votação será realizada a partir das 20 horas. Também realizam a Assembleia, mas nas próprias unidades, os trabalhadores das plataformas de Merluza, Mexilhão e P66. Para divulgar a Assembleia e prestar os esclarecimentos necessários à categoria, os diretores do Sindicato estarão presentes na entrada dos grupos de turno a partir das 23 horas desta terça-feira (2).

Na nova minuta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) enviada pela companhia foram realizadas duas alterações: na Cláusula 42, Parágrafo II - sobre a garantia de empregos, que não obtivemos a garantia plena, mas apenas discussão com os sindicatos em caso de demissão coletiva; e na Cláusula 73, Parágrafo V - sobre os trabalhos da CIPA com hora extra garantida.

A FNP mantém a indicação de rejeição desta nova minuta, uma vez que continuam direitos e garantias retirados. “Os próximos passos da campanha reivindicatória serão definidos pela categoria nas assembleias. No debate aberto, transparente e amplo com os trabalhadores iremos chegar à melhor decisão”, afirmou Adaedson Consta, coordenador-geral do Sindipetro-LP e secretário-geral da FNP.

A Federação solicitou à empresa a prorrogação do ACT para que a nova minuta seja apreciada pelas bases, considerando a modificação na redação das cláusulas 73 e 42.