Petrobrás avança no processo de venda de participação na TAG

Gasosutos

A Petrobrás iniciou a fase vinculante do processo de venda de 90% de sua participação na Transportadora Associada de Gás, conhecida como TAG, segundo comunicado divulgado pela empresa nesta quinta-feira (28). O oportunidade do negócio começou a ser divulgada em setembro.

"Os interessados habilitados na fase anterior receberão cartas-convite com instruções detalhadas sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para a realização de due diligence (investigação da oportunidade) e para o envio das propostas vinculantes", disse a empresa.

A venda da rede de gasodutos faz parte de um amplo programa de vendas de ativos da Petrobrás, que busca levantar US$ 21 bilhões no biênio 2017-2018.

A Reuters publicou em 20 de dezembro que ao menos três consórcios, liderados pela francesa Engie, pelo grupo australiano Macquarie e pelo fundo soberano Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos, fizeram propostas de compra pela TAG.

A TAG atua no setor de transporte de gás natural e detém autorizações de longo prazo para operar e administrar um sistema de gasodutos de cerca de 4,5 mil km de extensão, localizados principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A capacidade de transporte da companhia é de 74,7 milhões de metros cúbicos ao dia.

Em setembro do ano passado, a Petrobras vendeu para um consórcio liderado pela canadense Brookfield uma participação também de 90% em outra rede de gasodutos, a Nova Transportadora Sudeste (NTS). O negócio totalizou US$ 5,19 bilhões.