Cetesb multa refinaria da Petrobras, em Cubatão, em R$ 350 mil

Emissão de poluentes

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou em R$ 350 mil a Refinaria Presidente Bernardes (Petrobras), localizada no parque industrial de Cubatão, por emissão de poluentes na atmosfera. A ocorrência teria sido registrada no último dia 1º, causando incômodos à população.
 
A emissão de sulfeto de hidrogênio e óxidos de enxofre, que formou uma pluma azulada nas tochas (flares) 4 e 6 da unidade, obrigou a paralisação da Unidade de Recuperação de Enxofre e causou forte odor e várias reclamações dos moradores das proximidades.

Além da multa, a Cetesb deu prazo de 30 dias para que a refinaria apresente planos com cronograma de implantação de sistema de monitoramento de vazão e tempo de operação no sistema de tochas químicas, e de instalação de sensores para detecção de substâncias que possam provocar odor, como hidrocarbonetos, sulfetos de hidrogênio, amônia e óxidos de enxofre, entre outras exigências técnicas. 

Procurada, a Petrobrás informou que, em 1º de dezembro, houve a interrupção temporária de uma das unidades de recuperação de enxofre da Refinaria Presindete Bernardes em Cubataão (RPBC). Conforme protocolos de segurança, gases foram enviados para queima no sistema de tochas da refinaria, não gerando nenhum tipo de odor. Não houve registro de reclamações da comunidade, e nem danos às pessoas ou instações.

Referente à multa aplicada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Petrobrás adotará as medidas jurídicas pertinentes na defesa de seus direitos, e resslata que a operação da RPBC atende a todas as normas de segurança previstas em legislação e os padrões internos de segurança operacional da companhia.

Fonte: A Tribuna