Sindipetro-LP participa da CNTT, em Brasília

Útlima do ano

Aconteceu nos dias 23 e 24 de dezembro 18° Reunião da CNTT (Comissão Nacional Temática Tripartite) da NR-20. O evento, que aconteceu em Brasília, contou com a presença do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, através do Diretor Marcelo Juvenal Vasco.

O objetivo da NR-20 está na segurança e saúde de trabalhadores envolvidos em atividades com inflamáveis e combustíveis líquidos em todo ciclo de vida da instalação, iniciando pelo projeto, construção, manutenção, operação, até a desativação, abrangendo a extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação. Além disso, estabelece obrigações que as empresas devem cumprir como implantar medidas de controle que consiste manter um sistema de aterramento, isolar a área, ter equipamento de combate a incêndio, entre outros.

Na ocasião a bancada dos trabalhadores discutiu e propôs a resolução para vários problemas e impasses nos seguintes pontos:

- Plano de Prevenção de Vazamentos e Explosões em Esferas pressurizadas de armazenamento de gases inflamáveis;

- Apresentação anual do Plano de emissões fugitivas para os trabalhadores e para CIPA;

- Tempo e conteúdo prático dos Cursos de Atualização previsto na Norma;

- Redução das emissões de hidrocarbonetos durante descarga de combustíveis em caminhões nos postos de gasolina;

- Segurança na operação dos tanques com inflamáveis no Interior de edifícios;

- Apresentação de resultados de simulados a CIPAs;

- Atuação da Equipe de Atendimento a Emergências;

- Dimensionamento de efetivo operacional de instalações de processo contínuo no setor sucroalcooleiro a exemplo do setor de petróleo.