Há um ano a categoria petroleira perdia um lutador

Pedro Gomes Sampaio

No dia 11 de dezembro de 2016 a categoria petroleira sofreu uma grande perda. Pedro Gomes Sampaio partiu para o "andar de cima" deixando como marca um histórico de lutas e conquistas para os petroleiros do Litoral Paulista.

Pedro Sampaio assumiu, em junho de 1976, a presidência do Sindipetro-LP  em um período onde os petroleiros do país enfrentavam o final do sufocamento da ditadura que coibia qualquer movimento de trabalhadores através de entidades sindicais. Além disso, Sampaio foi um dos encabeçadores da retomada da construção da sede da nossa Entidade e foi responsável pela anistia de centenas de trabalhadores, entre eles os presos e demitidos da RPBC em 1964 e 1969. Pessoalmente fez o relatório de cada um, logo que o governo militar aprovou a Lei de Anisitia.Além disso, esteve presente, em 1978, nas primeiras paralisações da categoria e assim conseguindo recuperação salarial, aumento no píso e entre outras conquitas.

Com a perda desse companheiro os petroleiros ficam orfãos de um grande militante que durante doze anos fez parte da nossa Diretoria, mas que há muitos anos lutava por melhorias para a categoria.. O velório está acontecendo, nesse momento, na Beneficiência Portuguesa, e o sepultamos com início previsto para as 16h30, será no Cemitério Areia Branca, que fica à Avenida Ns. de Fátima, s/n, Saboó, em Santos.

Pedro Sampaio, presente!