Após pressão, gerência da RPBC implanta melhorias na alimentação

"Rango bom"

A pressão dos trabalhadores e a intervenção da diretoria do Sindipetro-LP surtiu efeito: a gerência da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) foi forçada a implantar melhorias na alimentação da unidade, cuja qualidade vinha gerando indignação em toda categoria petroleira.

Além da necessária e urgente melhora na qualidade dos alimentos utilizados, os trabalhadores também reivindicavam correções na quantidade das refeições e no tempo disponível para alimentação. As medidas implantadas pela companhia foram divulgadas na última segunda-feira (27). É importante que os trabalhadores sigam comunicando ao Sindicato qualquer problema.

Mudanças

De imediato, foi substituída a equipe do restaurante – incluindo preposto e nutricionista. A nova profissional chega à RPBC após atuar na Refinaria de Paulínia (Replan), unidade do Sistema Petrobrás com melhor avaliação na qualidade das refeições. Além disso, também foram feitas mudanças nos procedimentos, temperos e cardápios servidos.

Em relação ao tempo disponível para se alimentar, identificado como curto por muitos trabalhadores que chegaram a perder o horário da refeição, a empresa alega que o tempo de exposição máximo dos alimentos é de duas horas. Para que isso ocorra da melhor forma, a empresa afirma que estão sendo substituídos os rechauds das copas para que esse prazo seja garantido sem prejuízo à qualidade dos produtos. Se houver a necessidade de um tempo maior de serviço, o trabalhador deve informar ao supervisor que providenciará o aviso ao restaurante para reposição.

No quesito quantidade, a orientação é que a empresa contratada entregue as refeições em um volume maior que o número de trabalhadores. Assim, não há risco de que trabalhadores fiquem sem refeição. E, por fim, ficou estipulado que a Sodexo aumente o seu número de motoristas, o que significa maior agilidade na entrega da alimentação e reposição.

Por fim, a reforma na cerâmica da cozinha foi suspensa. A obra estava estava prejudicando o fornecimento de proteína na ceia.

Apesar dessa conquista, a diretoria do Sindipetro-LP reforça a orientação de que a categoria siga fiscalizando se as medidas estão sendo implantadas de maneira satisfatória. Caso seja constatada qualquer irregularidade, pedimos que o trabalhador guarde comprovação e comunique aos diretores de base ou liberados para que novas providências sejam tomadas. Só a luta muda a vida!