Depois de muita pressão, Petrobrás marca reunião para tratar de ACT

Nova rodada

Em reunião nesta segunda-feira (27), direção executiva da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) decidiu enviar um novo ofício à direção da Petrobrás, em que solicitou reunião para tratar sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Após às 18 horas desta segunda, o RH respondeu o ofício e marcou reunião para está terça-feira (28), às 15 horas.

Desde a apresentação da última proposta da direção da Petrobrás, no início de novembro, a FNP tem intensificado a tentativa de manter as negociações. No entanto, a direção da empresa não respondeu a nunhuma das tentativas.

Na semana passada, por exemplo, no dia 22 de novembro, a FNP enviou um ofício (Carta FNP 68/2017) à Petrobrás, em que solicitava uma reunião com o RH para dar continuidade às negociações sobre o ACT. No entanto, não obteve resposta.

Em outro ofício enviado à Petrobrás, no dia 18 de novembro, a FNP solicitou prorrogação do ACT vigente até a data de assinatura de um novo acordo aprovado pela categoria petroleira e a apresentação de uma nova proposta. Também não teve resposta.

Mas, o que mais causou estranheza aos diretores da FNP foi o RH da Petrobrás aceitar o pedido de reunião da Federação Única dos Petroleiros (FUP), realizada na tarde desta segunda.

Agora, com reunião marcada para esta terça, a FNP vai sentar com o RH e ouvir o que eles têm a dizer sobre o ACT. Caso eles não apresentem uma nova proposta, vai ser greve, como deliberado nas assembleias.

Durante a reunião da FNP, os dirigentes também discutiram outros assuntos, dentre eles: Petros; ACT/Campanha reivindicatória; greve; política para unidade; privatização; efetivo; Benefício Farmácia; e AMS.

Fonte: FNP