Em Seminário, petroleiros do Litoral Norte articulam estratégias para fortalecer greve

Greve dia 29!

Se a Petrobrás não recuar, os petroleiros do Litoral Paulista já estão preparados para iniciar a greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (29).

Na última segunda-feira (27), os petroleiros da UTGCA e Tebar realizaram na subsede do Sindipetro-LP, em São Sebastião, Seminário de Greve para discutir as melhores estratégias para construir uma mobilização forte nas unidades da Petrobrás no Litoral Norte.

Uma deliberação da categoria na assembleia que rejeitou a 2ª proposta da empresa, o mesmo seminário já havia sido realizado em Santos, na última sexta-feira (24).

A reunião contou com o apoio da assessoria jurídica, que respondeu questões de ordem legal sobre a greve. Devido às diferenças nas operações do Tebar e UTGCA, os petroleiros discutiram formas diferentes de atuação nas unidades para que a greve cumpra o seu papel de pressionar a direção da companhia a apresentar uma nova proposta.

Nesta terça-feira(28), às 15h, a FNP se reunirá com a comissão de ACT da Petrobrás no Rio de Janeiro. Se não houver avanços o compromisso de que uma nova proposta será apresenta ou prorrogação da vigência do ACT, os trabalhadores cruzam os braços a partir desta quarta-feira (29).

Com a reforma trabalhista em pleno funcionamento desde 11 de novembro e a suspensão da súmula 277, que garantia a manutenção dos direitos fundamentais dos trabalhadores até a assinatura de um novo acordo coletivo, a Petrobrás tem usado esta carta na manga para ditar o ritmo das negociações até aqui.

Sem avanços consideráveis na proposta da empresa, os petroleiros de todas as bases do Sistema Petrobrás do Brasil irão à greve! Com unidade e luta, sim, nós podemos barrar a retirada de direitos e a privatização da Petrobrás!