Petrobrás protocola documentos para oferta de ações da BR Distribuidora

R$ 4,95 bilhões

A Petrobrás protocolou junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) documentos relacionados à oferta pública de distribuição secundária de ações ordinárias da BR Distribuidora, sua subsidiária de distribuição de combustíveis, de acordo com comunicado da companhia nesta quarta-feira (22).

O preço de venda das ações da BR será fixado após a apuração do resultado do procedimento de coleta de intenções de investimento junto a investidores institucionais, a ser realizado no Brasil e no exterior, informou a Petrobras.

A estatal estima, porém, que o preço por ação estará situado entre R$ 15 e R$ 19, segundo prospecto preliminar. A oferta pública envolverá 291,25 milhões de papéis ordinários.

A operação deve movimentar R$ 4,95 bilhões caso os papéis sejam negociados no meio da faixa indicativa (R$ 17), segundo a Petrobras, que prevê obter R$ 4,85 bilhões líquidos com o negócio após pagamento das devidas comissões.

A empresa ressaltou ainda que a operação está sujeita à concessão dos registros pela CVM e às condições do mercado.

O conselho da petroleira aprovou a abertura de capital da empresa em julho.

Segundo a estatal, o negócio deve alienar entre 25% e 40% da participação acionária detida pela Petrobras na BR. A distribuidora de combustíveis deve aderir ao Novo Mercado, principal segmento de governança da B3.

Em agosto, o presidente do conselho da petroleira, Nelson Carvalho, disse que o objetivo era fazer a oferta pública inicial de ações (IPO) da empresa até 1º de dezembro.

A ideia inicial da Petrobras era vender o controle da BR Distribuidora a investidores, mas o processo foi suspenso por decisão judicial.