Petroleiros próprios e terceirizados se unem contra demissões em troca de contrato de empresas na UTGCA

Em Caraguatatuba

Mais um dia de mobilização na UTGCA e dessa vez com a presença maciça da Polícia Militar e da Tropa de Choque que impediu que os manifestantes usassem o caminhão de som e interditassem a pista na entrada da unidade.

A tentativa de desmobilização dos companheiros terceirizados da UTGCA chegou ao ponto de, além da PM e a tropa de Choque, com sua costumeira truculência às mobilizações dos trabalhadores no Litoral Norte, ser deslocado para a unidade um cartorário para registrar qualquer bloqueio do direito de ir e vir. O vice prefeito da cidade também foi até a mobilização, escoltado pela polícia e um decibelímetro estava presente caso o carro de som excedesse a altura permitida.

O Sindipetro-LP está dando total apoio à mobilização dos terceirizados, assim como os trabalhadores próprios da Petrobrás na UTGCA, que na quarta-feira (18), fizeram atraso de cinco horas em solidariedade aos companheiros demitidos na troca de contrato da G&E.

Os trabalhadores da G&E continuam com os braços cruzados contra os desmandos que os "donos" da terceirizada vem cometendo. A empresa se nega a assinar o ACT e a reconhecer o Sintricon como sindicato representante da categoria. Além disso, o ato também se deve à demissão arbitrária de três trabalhadores por terem participado de movimento dentro da unidade.

Já os trabalhadores da Infotec, também terceirizada, estão sem ACT e representatividade sindical com o respaldo da justiça. A empresa conseguiu um interdito proibitório e salvo conduto contra o Sintricon no valor de R$ 500mil.

A diretoria do Sindipetro-LP continuará acompanhando e apoiando as mobilizações desses companheiros.