Petroleiros se somam aos metalúrgicos em dia nacional de luta nesta quinta (14)

Nenhum direito a menos!

Esta quinta-feira (14) é o Dia Nacional de Lutas, Protestos e Greves convocado pelos metalúrgicos de todo o país. Sob o lema “Contra as reformas, por nenhum direito a menos”, trabalhadores metalúrgicos articularam um dia de mobilizações em todo o país contra os ataques do governo Temer e dos patrões.

A necessidade de colocar o conjunto dos trabalhadores em movimento contra a retirada de direitos fez com que a data ganhasse a adesão de outras categorias. É o caso dos petroleiros, que também irão realizar paralisações, atos e agitações nesta quinta, uma vez que a Petrobrás vem sofrendo um processo acelerado de desmonte e privatização, com a venda de ativos e aprofundamento da entrega do petróleo brasileiro na camada do pré-sal. O Sindipetro Litoral Paulista já confirmou que irá mobilizar a categoria, inclusive através de ações conjuntas com o Sindicato dos Metalúrgicos de Santos e Região.

Bancários também aprovaram mobilizações pelo país. Outra categoria que também decidiu fortalecer este dia nacional de mobilização é o funcionalismo público federal, que aproveitará a data para contestar os projetos que tramitam no Congresso Nacional e as medidas de Temer que apontam para a demissão de servidores concursados. Na Baixada Santista, além do Sindipetro-LP e Sindicato dos Metalúrgicos, outro sindicatos que compõem a Frente também irão se somar a esta data, como o Sinasefe Cubatão e Sintrajud, ambos parte do funcionalismo público federal. Ao longo do dia, divulgaremos as atividades organizadas pelas entidades.

Articulado através do “Movimento Brasil Metalúrgico”, este dia de luta é uma iniciativa dos principais sindicatos metalúrgicos, que são ligados à CSP-Conlutas, CUT, Força Sindical, Intersindical, CTB e UGT, que definiram uma unidade de ação a partir das campanhas salariais deste ano para impedir a redução de direitos. Ao todo, serão cerca de 2 milhões de metalúrgicos mobilizados em todo o país, incluindo trabalhadores de bases como São José dos Campos, São Paulo, ABC, Guarulhos, Santo André, Santos, Cubatão, Sorocaba, Jaguariúna, Osasco, Campinas, Limeira, São João Del Rei, Itajubá/Paraisópolis, Carlos Barbosa, Itatiba e Betim.

Ainda como parte do calendário definido pelos sindicatos e federações metalúrgicas, e também assumido por outras categorias, no dia 29 de setembro acontecerá uma Plenária Nacional dos Trabalhadores do Setor da Indústria, mas aberta a outras categorias, para discutir e organizar os próximos passos da luta contra os ataques do governo Temer.