Feriado de 7 de setembro terá Grito dos Excluídos em Cubatão

Vida em primeiro lugar

Nesta quinta-feira, feriado de 7 de setembro, trabalhadores de todo o Brasil participam nacionalmente do Grito dos Excluídos - atividade realizada desde 1995 por setores progressistas da Igreja Católica, como a CNBB, em conjunto com movimentos populares, políticos e sociais do país. Na Baixada Santista, o evento será realizado em Cubatão, a partir das 13 horas, com concentração na Praça Portugal. A organização é da Diocese de Santos, que conta com o apoio ativo da Frente Sindical Classista da Baixada Santista, além de movimentos sociais e religiosos.

O objetivo desta mobilização social, que acontece justamente na data em que se celebra a Independência do Brasil, é relembrar a necessidade de lutar por uma verdadeira independência. Que sejamos parte ativa da luta por um Brasil soberano e justo, onde não haja exploração e nem opressão, onde a desigualdade social e a mão pesada do poder econômico sejam substituídas por medidas populares que nos tirem do papel de país-colônia.

Neste ano, o Grito dos Excluídos volta a repetir o tema “Vida em Primeiro Lugar”, como foi na primeira edição em 1995. Para nós, não é mera coincidência: 22 anos atrás, o Brasil enfrentava o governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que empreendeu um verdadeiro desmonte da soberania nacional, privatizando usinas, estradas, empresas telefônicas, de minérios, de energia e água. Por muito pouco não tivemos a privatização total da Petrobrás, inclusive com a mudança do seu nome para Petrobrax. Foi justamente a luta da categoria, com a greve histórica que durou 33 dias na RPBC, que produziu a resistência necessária para preservar a companhia.

Em 2017, agora com o governo golpista de Michel Temer no comando do país, enfrentamos novamente o desmonte dos nossos direitos e do nosso patrimônio por meio de privatizações, concessões e perdão a dívidas de empresários. É uma nova ofensiva neoliberal sobre os trabalhadores, é a tentativa de impor aos trabalhadores o preço da crise. A cada dia aumenta mais o número de desempregados no país, milhares de brasileiros são empurrados para o subemprego e as condições de trabalho são cada vez piores.

A Petrobrás, com a política criminosa de extinção de postos de trabalho na área operacional para reduzir custos, é um exemplo contundente de que vidas estão em risco. “Para o Sindipetro a realização do Grito dos Excluídos com este tema, e ainda mais em Cubatão, não poderia ser mais condizente com a nossa realidade atual: vivemos o medo permanente de uma tragédia com a política de redução de custos da empresa nas áreas industriais. E hoje, em nossa base, nosso maior problema está na Refinaria Presidente Bernardes, que fica na cidade. Em pouco mais de um mês, tivemos cinco incidentes envolvendo vazamentos e outros eventos de alto risco. Essa ato será mais uma oportunidade de dialogar com a população e alerta-la sobre os riscos que todos estamos correndo”, afirmou Fábio Mello, diretor do Sindipetro Litoral Paulista.

Além de ter como tema “Vida em primeiro lugar”, o Grito dos Excluídos deste ano traz como lema “Por direito e democracia, a luta é de todo dia”. Karina Pereira, da coordenação e secretaria do Grito dos Excluídos, explica a escolha. “O que a gente vê hoje não é democracia. É uma ditadura disfarçada, onde algumas pessoas decidem os rumos do país e o povo tem que acatar calado. Defendemos uma democracia participativa, com referendos e o povo se manifestando na rua”. Ela cita que um exemplo claro dessa ditadura disfarçada é o aumento da repressão, prisões e da violência policial às mobilizações de trabalhadores que questionam a retirada de direitos. “A violência do estado, violência urbana, é um dos eixos principais do Grito dos Excluídos. Todo ano denunciamos essa violência, e esse ano não será diferente”.

A Frente Sindical Classista e o Sindipetro Litoral Paulista convocam todos os trabalhadores e trabalhadores, companheiros que integram os diversos coletivos e organizações políticas da região, a se somar a esta iniciativa. É preciso resistir, é preciso colocar o bloco na rua!

Confira a programação completa do Grito dos Excluídos em Cubatão:

13h00 – Concentração na Praça Portugal em Cubatão
13h45 – Acolhida (Thiago Mancha Past. da Cidadania e Fábio Sind. dos Petroleiros)
14h00 – Espiritualidade.  – CEBs
14h30 – Maracatu – Grupo Zabele
15h00 – Por Direitos e Democracia – Realidade Nacional – Eneida
15h20 – Por Direitos e Democracia – Michel (Assojubs e Sintrajus)
15h40 – Apresentação Cultural - Capoeira
16h00 – Por Direitos e Democracia – Realidade Local – Paloma (Cursan)
16h20 – Por Direitos e Democracia – Fábio Sind. dos Petroleiros
16h35 – Motivação para a caminhada.
16h40 – Caminhada – Até a Praça Frei Damião.
18h00 – Celebração Ecumênica
18h30 – Encerramento.