LP aprova continuidade de assembleia permanente, estado de greve e representatividade da FNP diante da Petros

ACT 2017

Com a data base de acordo coletivo de trabalho da categoria petroleira iniciando nesta sexta-feira, 1º de setembro, os trabalhadores do litoral paulista aprovaram por unanimidade continuidade de assembleia permanente, estado de greve, mobilizações e a ratificação do Sindipetro-LP e da FNP como representante legal perante processos administrativos e judiciais ligados à Petros.

Além das pautas da assembleia, os petroleiros ativos, aposentados e pensionistas tiveram duas importantes palestras que demonstraram a necessidade de unir forças e se indignar contra as investidas da Petrobrás neste ACT. A primeira palestra, ministrada pelo Conselheiro Fiscal da Petros e Diretor Jurídico da Apape e da Aepet, Paulo Brandão, falou sobre o déficit técnico do plano de previdência dos petroleiros e do possível equacionamento, que deverá aumentar consideravelmente a contribuição dos assistidos, ativos, aposentados e pensionistas repactuados ou não. Após a palestra do conselheiro, Marcus Coelho, advogado da FNP e do jurídico do Sindipetro-LP, tirou dúvidas sobre o assunto.

Veja Palestra sobre equacionamento na integra

 

A segunda palestra foi sobre os impactos das mudanças da CLT aos petroleiros após 11 de novembro, quando começa a valer a reforma trabalhista, aprovada pelo congresso.

Sobre a reforma trabalhista, está sendo preparado material específico para os petroleiros, detalhando cada cláusula na CLT que impactará diretamente a categoria. 

II Coupesp
Durante a atividade, o diretor Adaedson Costa falou da reunião entre as diretorias dos sindipetros Litoral Paulista, São José dos Campos e Unificado São Paulo, com a presença do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, que definiram os próximos passos da luta conjunta construída entre as entidades. Com isso, ficou decidido que nos próximos dias 16 e 17 de setembro, será realizado em Guararema o 2º Congresso Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Coupesp).

Nos próximos dias será divulgada nas mídias do sindicato a lista de delegados que participarão do congresso. O Coupesp é um passo importante para a união da categoria neste ACT. Em São Paulo, desde 2015, o Sindipetro-LP tem promovido atos conjuntos com os petroleiros de São José dos Campos e Unificado São Paulo. São caravanas, mobilizações e reuniões periódicas para construir um ACT forte, que defenda a categoria contra qualquer ataque e fortaleça a construção de uma Petrobrás a serviço da soberania nacional.

Programação para o II Coupesp:

Desmonte: 10h às 12 - Palestrante Raquel Souza - Advogada do Sindipetro Alagoas/Sergipe e FNP.

Almoço: 12h às 14h

Efetivo: 14h às 17h - Leda Leal Ferreira da (Fundacentro)

Refino: 17h30 às 20h30 – Palestrante Cloviomar Cararine (DIEESE)