SIndipetros do estado de SP se reunem para traçar ações unitárias

Unidade petroleira

As diretorias dos sindipetros Litoral Paulista, São José dos Campos e Unificado São Paulo se reuniram nesta quinta-feira (31), em Santos, na sede do Sindipetro-LP, para buscar formas de atuar de maneira unitária em defesa da categoria petroleira. Além dos sindicatos paulistas, também estiveram presente representantes do Sindipetro Paraná e Santa Catarina.

Os dirigentes deram atenção especial à necessária unidade dos petroleiros em nível nacional para enfrentar o desmonte da Petrobrás. Fruto deste debate, foi discutida a realização do 2º Congresso Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Coupesp).

Uma vez que os três sindicatos possuem em suas bases de representação refinarias, outro tema abordado foram as ações em curso no campo jurídico e político contra a redução do efetivo operacional, que vem sendo implantada nas unidades de refino através do Estudo O&M, aumentando os riscos de acidentes e gerando um clima de medo a apreensão em toda força de trabalho.

UNIFICAR PARA VENCER!
Dentre as resoluções dos congressos Paulista e Nacional da FNP está a unidade da categoria, representada pelos 18 sindicatos de Petroleiros do país. Neste sentido, esta reunião é um primeiro passo importante. Em São Paulo, desde 2015, o Sindipetro-LP tem promovido atos conjuntos com os petroleiros de São José dos Campos e Unificado São Paulo. São caravanas, mobilizações e reuniões periódicas para defender a categoria e lutar por uma Petrobrás a serviço da soberania nacional.