Câmara de Cubatão cria comissão para investigar riscos do corte do efetivo na RPBC

Vidas em jogo

Foi instaurada nesta terça-feira (8), na Câmara Municipal de Cubatão a Comissão Especial de Inquérito (CEI), que irá apurar a denúncia do Sindipetro-LP sobre os riscos que a redução do quadro efetivo da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) irá causar para a comunidade, trabalhadores  e para a própria empresa. A CEI foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Os operadores do Grupo 2, que entrariam às 15h, participaram da sessão. Na segunda-feira (7), por volta das 18h45, uma explosão na UTE Euzébio Rocha ocasionou um apagão na refinaria e termoelétrica, reforçando a necessidade de intervenção do poder público e mobilização social contra as medidas descabidas implantadas pela empresa. Mais uma vez, foi necessária uma boa dose de sorte para que uma tragédia não tivesse acontecido. Coincidentemente, por conta de um curso de NR-20, o número de operadores presentes na unidade no momento da explosão era maior que o imposto pela empresa através da redução de efetivo.

A diretoria do Sindipetro-LP se coloca à disposição para colaborar com a comissão, dando subsídios para que o relatório final apresente informações que sustentem o que os petroleiros vem denunciando.

O Sindipetro-LP segue mobilizando suas bases contra a redução do efetivo, terceirização de atividade-fim, descontos de salários em represaria a protestos por direitos e assédio moral em todo o sistema Petrobrás.

Seguimos em luta!