Congresso Paulista começa com palestras e debates sobre conjuntura e ACT

FNP

Imersos em um período de profunda crise social e política, com Temer e o Congresso Nacional impondo retrocessos históricos aos trabalhadores brasileiros, o Congresso Paulista da FNP que acontece neste final de semana, em São Sebastião, começou com discussões acaloradas neste sábado (5).

E seria improvável outro cenário senão o de um intenso debate. A reflexão sobre os rumos do país e sobre qual deve ser a alternativa apresentada pela categoria petroleira para defender a soberania nacional, a Petrobrás e a preservação de direitos teve dois reforços de peso, logo pela manhã: Fernando Siqueira, vice-presidente da AEPET, que ministrou palestra sobre o desmonte da Petrobrás, e Durval Junior, coordenador do IBEPS, responsável por apresentar os impactos da reforma trabalhista para o conjunto dos brasileiros assalariados.
 

Na sequência, logo após o almoço, os congressistas se debruçaram sobre as teses apresentadas ao plenário. Envolvendo desde análises da conjuntura até propostas de ações políticas para colocar os petroleiros e a classe trabalhadora em movimento, os textos discutidos e defendidos por seus autores renderam grandes debates. O caráter do governo Temer, a melhor saída para defender a Petrobrás, como construir a necessária unidade da categoria, assim como as estratégias que devem nortear a campanha reivindicatória foram alguns dos temas que centralizaram as intervenções. As teses que tiveram a aprovação de pelo menos 30% dos delegados serão encaminhadas ao Congresso Nacional da FNP, que acontece entre os dias 17 e 19 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ).

Por fim, foram realizados em cinco grupos de trabalho os debates inerentes ao ACT nos seguintes temas: saúde e segurança (AMS, Benefício Farmácia e SMS); regramento (PLR, redução de jornada e PCAC); cláusulas econômicas, regime de trabalho, relações sindicais e demais cláusulas; política sindical sobre o ACT e oposições; e conjuntura nacional, envolvendo sobretudo o debate sobre as reformas da previdência e trabalhista, terceirização e demais ataques.

No início da semana iremos divulgar, em detalhes, o conteúdo das palestras ministradas. Acompanhe, através das fanpages dos Sindipetros Litoral Paulilsta e São José dos Campos, a continuidade dos debates neste domingo (6).