Sindipetro-LP participa de passeata contra privatização do Porto de São Sebastião

Portuários

O Sindipetro-LP participou na segunda-feira, 31, do manifesto contra a intenção de privatização da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS). Organizada pelo Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), representantes do Sindserv, da Associação Viva Camburí, da Apeoesp e professores da rede estadual, entre outros integrantes do Fórum Sindical do Litoral Norte reforçaram o protesto.

Segundo o Sindaport, com a privatização, mais de 100 funcionários concursados de Santos e São Sebastião serão demitidos, além dos trabalhadores avulsos, como estivadores, arrumadores, conferente, vigias de embarcação e consertadores.

A mobilização dos trabalhadores portuários teve início às 17h, com concentração no portão principal do Porto de São Sebastião e partiram em direção às ruas do centro histórico da cidade. No trajeto, os manifestantes entregaram o boletim especial do Sindaport (clique aqui) sobre a Privatização da Companhia Docas de São Sebastião.

De acordo com Agnaldo Rodrigues da Silva, representante do Sindaport, o Governo Federal iniciou estudos para privatização de Companhias Docas pelo país e a de São Sebastião seria uma delas. Para o Sindaport, ao privatizar o Porto de São Sebastião, em poder do capital estrangeiro, o que seria a tendência, não será desenvolvido dentro das expectativas de um porto sustentável em termos sociais e ecológicos.

Uma Audiência Pública sobre a pauta da privatização está prevista, ainda sem data definida, em São Sebastião. Esta audiência será das federações sindicais de todo o país, que reúnem cerca de 400 sindicatos. Os trabalhadores portuários de São Sebastião organizam ainda para os dias 9 e 10 de agosto a greve da categoria, que discute acordo coletivo de trabalho.

Fonte: Radar Litoral