Vem aí o Congresso Paulista da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

5 e 6 agosto

Os Sindipetros de SJC e região e do Litoral Paulista estarão reunidos no próximo fim de semana, nos dias 5 e 6 de agosto para o Congresso Paulista da FNP, em São Sebastião. Estes dois sindicatos filiados à FNP têm realizado várias atividades juntos e vão discutir formas de ampliar a luta contra o desmonte do sistema Petrobrás, as condições de trabalho nestas bases, a necessidade de reorganizar os trabalhadores no local de trabalho depois dos PIDVs e questões mais amplas, como: Petros, ações contra a venda de ativos, RMNR etc.

A caravana com os delegados e observadores, eleitos na assembleia realizada no dia 26, sairá impreterivelmente às 5h30, no sábado (5), da Sede do Sindipetro-LP. Para isso é preciso que todos esteja às 5h no sindicato. A relação dos delegados e observadores pode ser vista clicando aqui.

Confira a programação do Congresso Paulista:

Sábado – 05 de agosto
Das 9h às 10h - credenciamento e café da manhã,
Das 10h às 10h30 - abertura oficial do Congresso Paulista da FNP. Os representantes dos Sindipetros, coordenador e presidente, deliberarão pela indicação dos delegados que comporão a mesa em número máximo de quatro, divididos igualmente para cada entidade. Os delegados colocarão este regimento para apreciação e aprovação.
Das 10h30 às 11h - palestra sobre o tema "DESMONTE DO SISTEMA PETROBRÁS": Empresas estatais sendo retiradas da atividade econômica para abertura de mercado ao setor privado por meio de privatização e alteração da legislação trabalhista. Palestrante: Fernando Siqueira da AEPET;
Das 11h às 11h15 - perguntas e respostas feitas por escrito sobre o tema da palestra;
Das 11h15 às 11h45 - palestra sobre o tema "NENHUM DIREITO A MENOS": Reforma trabalhista e terceirização. Palestrante: Durval Wanderbroock Junior do IBEPS;
Das 11h45 às 12h - perguntas e respostas feitas por escrito sobre o tema da palestra da alínea "e";
Das 12h às 14h - intervalo para refeições.
Das 14h às 17h - debate geral de teses com coordenação das intervenções pelos delegados paritários que comporem a mesa.
Das 17h às 20h - divisão dos grupos, que deverão conter integrantes dos dois sindicatos e construirão as propostas para deliberação em plenária final;
Das20h às 22h - intervalo para refeições.

Domingo - (6)
Das 9h a 12h - realização de Plenária Final: A Plenária final é a instância máxima do Congresso, sendo sua decisão soberana. Na abertura da plenária, a mesa irá ler quais as teses e documentos que foram aprovados, os quais comporão o caderno de resoluções. Em seguida, as propostas aprovadas na plenária dos grupos serão apresentadas em bloco, pela ordem dos grupos, uma a uma e em seguida submetidas à votação. Serão aceitas até três inscrições de delegados(as), com direito a três minutos de fala, caso exista divergência com a proposta apresentada. A proposta poderá ser discutida parcialmente ou em sua totalidade, devendo o delegado (a) indicar se a divergência é por bloco ou não.   O processo de apuração será o de maioria simples. As propostas que não tiverem inscrição divergentes serão votadas imediatamente após sua apresentação.
Das 12h a 18h - confraternização e checkout.

Os grupos de trabalho do Congresso Paulista da FNP irão discutir:
1. Saúde e segurança (AMS, Benefício Farmácia e SMS);
2) Regramentos (PLR, redução de jornada e PCAC);
3) ACT (Cláusulas econômicas, regime de trabalho, relações sindicais e demais cláusulas não abrangidas nos itens anteriores);
4) Política Sindical (campanha salarial e oposições);
5) Conjuntura nacional (Reforma trabalhista, Previdência, terceirização e demais ataques contra os direitos da classe trabalhadora). Os palestrantes confirmados são Fernando Siqueira (AEPET), que falará sobre o desmonte do Sistema Petrobrás, e Durval Wanderbroock Junior (IBEPS), que discorrerá sobre a reforma trabalhista e a lei de terceirização.

O encontro preparará os petroleiros para o XI Congresso Nacional da FNP, que ocorrerá de 17 a 20 de agosto, no Rio de Janeiro. Em breve, divulgaremos calendário para a retirada de delegados tanto para o Congresso Paulista quanto o Nacional da FNP.