Conselho Sindical da Baixada Santista cobra concursos para ampliar trabalhos da Fundacentro na Região

Nova sede deve ser inaugurada em setembro

Os diretores do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, Adaedson Costa e Marcelo Juvenal Vasco, se reuniram na terça-feira (27), na sede do Sindicato dos Bancários, juntamente com o Conselho Sindical da Baixada Santista, do qual do Sindipetro-LP faz parte, para tratar do planejamento e ações da Fundacentro e sua participação na região.

A reunião contou com a presença do presidente da Fundacentro, Paulo Arsego e o Chefe da Fundacentro Regional, Flávio Santos. Prestes a inaugurar a nova sede regional, na Avenida Ana Costa 21, Arsego disse durante a reunião que já foi encaminhado aos Ministérios do Trabalho e do Planejamento pedido para realização de um novo concurso, para suprir a necessidade de técnicos, pesquisadores e administrativos na instituição.

Atualmente, a Fundacentro da Baixada Santista conta com três servidores e três funcionários terceirizados, que trabalham em um espaço no prédio da Gerência Regional do Trabalho e Emprego, em Santos. A expectativa é que o concurso público seja não apenas para a região, mas em nível nacional.

Segundo Arsego, a Fundacentro deveria funcionar com cerca de 800 servidores em todo o país, mas opera hoje com apenas 265 concursados.

Considerada uma região com importância estratégica para o país, desde que retornou para Santos em 2014, Fundacentro tem sido uma importante aliada dos trabalhadores da Baixada Santista, elaborando pesquisas específicas sobre Saúde e Segurança do trabalhador da região. Com a nova unidade, contratualmente prevista para ser entregue em fevereiro de 2018, mas com garantias da empreiteira que toca a obra para ser inaugurada já em setembro deste ano, o escritório regional da Fundacentro irá investir na ampliação de cursos e capacitação para os trabalhadores do Litoral Paulista e região. Para isso, a entidade irá buscar parcerias com universidades públicas e privadas da região.