Petrobrás prevê 30 vendas de ativos

Mais desinvestimento à vista

A Petrobrás deve divulgar até o final de 2017 a abertura de processos para cerca de 30 possíveis desinvestimentos, dentro de seu programa que tem meta de levantar US$ 21 bilhões com esses negócios no biênio 2017-2018, disse ontem (05/06) o presidente da estatal, Pedro Parente.

"Nos próximos meses, até o final do ano, estamos prevendo em torno de 30 "oportunidades" desinvestimentos, sendo que temos metade prevista para os próximos três meses", disse Parente a jornalistas, após participar de encontro com investidores na sede da bolsa B3, em São Paulo.

Questionado por repórteres, ele adiantou que a polêmica refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), deverá estar entre esses ativos que serão ofertados ao mercado.

Até o momento, a Petrobrás publicou "teasers" com informações sobre dois ativos à venda, ambos no Estado do Amazonas: o campo de Azulão, na Bacia do Amazonas, e campo de Juruá, na Bacia de Solimões.

Recentemente, a empresa precisou reiniciar o processo de desinvestimentos, como forma de trazer maior transparência, após uma intervenção do TCU.

A nova sistemática para as vendas estabelece que, ao definir por desinvestimento em um ativo, a Petrobrás precisa publicar ao mercado sua decisão, com informações sobre o negócio. Dessa forma, além das companhias convidadas para a concorrência, outras empresas também poderão pedir para fazer ofertas pelo ativo.

Fonte: Época Negócios