Diretor do Sindipetro-LP participa de debate na Apeoesp, em Santos, sobre As consequências da Reforma da Previdência

Contra as reformas

A reforma da Previdência é o assunto do debate que acontece neste sábado (13), às 10h na Apeoesp , em Santos.  Com o tema “As consequências da reforma da Previdência”, os debatedores Adaedson Costa, diretor do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, Anuska Schneider, diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Telma de Souza, vereadora de Santos e o deputado Barba falam sobre os riscos para o trabalhador e para o futuro da Previdência Social caso a reforma passe no Congresso e no Senado.

A comissão especial da Câmara que analisou a reforma da Previdência concluiu a votação do relatório do deputado Arthur Maia (PPS-BA). O texto segue agora para votação na Câmara dos deputados.

Dentre os pontos mais impactantes para o trabalhador está a aposentadoria por tempo de idade de 65 anos para homens e 62 para mulheres (com mínimo de 25 anos de contribuição para se aposentar); limite de até dois salários mínimos para quem acumula pensão por morte e aposentadoria; mínimo de 40 anos de contribuição para conseguir receber o benefício integral; entre outros pontos que atingem o trabalhador urbano e rural.

Para os professores a regra de aposentadoria também poderá mudar. Hoje, para professores públicos, os requisitos são 55 anos de idade, com 30 anos de contribuição para o homem e 50 anos de idade, com 25 anos de contribuição para a mulher. Com a reforma, a idade mínima tanto para homem quanto para mulher será fixada em 60 anos, com 25 anos de contribuição.

A Apeoesp fica na Rua Alexandre Herculano, 169, no Gonzaga. Participe!