Qual a importância da OLT?

Organização no Local de Trabalho

A Organização no Local de Trabalho (OLT) é a mais simples forma de organização dos trabalhadores, a partir do seu ambiente e local de convívio com outros trabalhadores. A isto poderíamos também chamar de “Organização de Base” ou “Organização na Base da Categoria”. O Local de Trabalho é o espaço onde os trabalhadores desenvolvem suas funções, é onde se realiza a atividade para a qual é contratado. E é neste espaço que acontece a contradição entre capital e trabalho.

Qualquer forma de OLT deve estar bem articulada com o sindicato que lhe dará retaguarda necessária para que alcance seus objetivos.

É no local de trabalho que se manifestam os conflitos sejam por melhoria salarial, doenças ocupacionais, assédio moral, conflitos com chefias e gerências, perseguição, entre outros.  Portanto, o local de trabalho deve ser visto sempre como o espaço prioritário da ação sindical.

É neste espaço que se dão as principais contradições e onde a ação do dirigente sindical, junto com a OLT se faz mais necessária e eficaz.

Mesmo porque é no local de trabalho que surgem novas lideranças, até mesmo para renovar o movimento e as direções sindicais. É no local de trabalho que podemos lutar pela democratização das relações, assim como capacitar outros trabalhadores como dirigentes políticos da classe, e para participação em fóruns e negociações.

A OLT deve ser um elo consciente com as outras formas de organizações, como a Comissão Interna para Prevenção de Acidentes – CIPA que pode se tornar um espaço privilegiado onde os trabalhadores podem lidar com os problemas mais imediatos (saúde e segurança), além de permitir um aprendizado em negociação, uma vez que os representantes eleitos pelos trabalhadores participam das  mesas de avaliação e negociação com os patrões e/ou chefias; Comissão da PLR, e outras. Fortalecer as OLT´s é fortalecer as condições de trabalho.

Fonte: Acordo Coletivo.org