Sindipetro-LP realiza convenção para discutir mudança estatutária

Dia 22 de março

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista realiza no próximo dia 22 de março uma Convenção para debater propostas de alterações em seu estatuto. Recentemente, foram realizadas duas assembleias de mudança estatutária na entidade: em dezembro de 2011 e, pouco tempo depois, em fevereiro de 2013.

Esta convenção, que acontecerá na sede (Santos) e sub-sede (São Sebastião), com primeira chamada às 17h30 e segunda chamada às 18 horas, servirá de prévia para a Assembleia que deve deliberar posteriormente quais mudanças serão aprovadas. Será, portanto, nesta convenção que a data da assembleia será divulgada e as sugestões da categoria e diretoria debatidas.

Um dos principais compromissos da atual gestão no período de campanha eleitoral do sindicato foi justamente a elaboração de medidas e dispositivos que proporcionassem uma melhoria na relação entre categoria e sindicato. Mais trabalho de base, mais democracia nas decisões. No entanto, muitas dessas mudanças só podem ser realizadas via estatuto, por isso a importância de que todos os associados participem efetivamente deste processo.

Um primeiro passo importante é que todos os associados e associadas façam sugestões. O Sindicato receberá até o dia 20 de março, via e-mail, propostas de alterações (restritas aos sócios) para serem debatidas na convenção. Para participar, basta enviar mensagem para secretaria@sindipetrosantos.com.br, inserindo no campo Assunto “Proposta de Mudança Estatutária”. No corpo de e-mail, solicitamos que informe nome completo, função/lotação na empresa e matrícula de associado. Lembramos que o Estatuto está disponível em nosso site, na área restrita aos associados. Para a proposta ser apreciada e depois votada, é preciso que o associado esteja presente para apresentar a proposta e fornecer os possíveis esclarecimentos.

Um dos temas que será objeto de discussão será, por exemplo, a possível alteração na forma como as assembleias são organizadas. Com as sucessivas lutas que a categoria empreendeu recentemente contra a retirada de direitos e a privatização, este tema ganhou ainda mais repercussão, gerando muitos debates. Ainda enquanto chapa, a atual direção assumiu o compromisso de iniciar essa discussão de maneira organizada para chegar a uma resolução positiva aos trabalhadores.

Neste ponto específico, a diretoria entende que é preciso alterar a atual estrutura para democratizar ainda mais as decisões da categoria. A sugestão desta gestão é de que as tradicionais assembleias na sede e sub-sede sejam mantidas, com ativos, aposentados e pensionistas, mas que nas votações envolvendo assuntos específicos das unidades a assembleia possa ser realizada na própria base. Outra proposta é de que sejam realizadas assembleias na porta da fábrica para os grupos de turno que não puderem, em virtude do horário, comparecer à assembleia no Sindicato.

Desde que assumiu o Sindicato, seja através de investimento em estrutura para a luta, seja através de uma atuação mais decentralizada, envolvendo todas as bases nos processos de mobilização, a atual diretoria vem se esforçando para aproximar a entidade cada vez mais dos trabalhadores. Afinal, quanto mais coletivas as nossas decisões, maiores as nossas chances de acerto. O início deste processo de mudança estatutária vem ao encontro deste objetivo.

Por isso, não deixe de participar. Envie suas sugestões e compareça à Convenção no próximo dia 22!