Peça “É Doce ou Salgado” aborda os temas discriminação e preconceito de forma leve para o público infantil

Espetáculo gratuito

O respeito pelas escolhas de cada um para que haja igualdade de oportunidades de participação, reconhecimento e valorização na sociedade é o mote de “É Doce ou Salgado”, infantil do Coletivo Sanatório Geral. A peça que realizou mais de 35 apresentações desde a sua estreia, em agosto de 2015, volta com apresentações na cidade de Santos, todas com ENTRADA FRANCA. As apresentações acontecem do dia 12 ao dia 19 de novembro, às 16h, na Cadeia Velha de Santos.

É Doce Ou Salgado propõe uma reflexão sobre nossos papeis na sociedade, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre o direito às escolhas, para que todos vejam uns aos outros como iguais, sem discriminação e preconceito, sem distinção de cor ou gênero. “É uma premissa para que pais e filhos possam entender a importância de um mundo mais igualitário e tolerante”, afirma Betinho Neto, que dirige a peça.

Tais questões são abordadas em cena de forma suave e, ao mesmo tempo, profunda, utilizando o teatro e a música como ferramentas. Ao valorizar as escolhas espontâneas das crianças e suas verdadeiras essências, o texto questiona alguns conceitos historicamente tratados como “certos”, que acabam refletindo diretamente em seu desenvolvimento até a vida adulta, tais como: “azul é cor de menino”, “meninas não brincam com carrinhos” e “trabalhos domésticos são para mulheres”, etc.

Os criadores do espetáculo ressaltam que estes temas não são discutidos na maioria das escolas, o que priva os alunos de uma formação adequada para uma boa compreensão da vida social e criação de um ambiente escolar que não promova exclusões baseadas no preconceito e na violência contra mulheres e comunidade LGBT.

Além de Betinho, a direção é feita também por Miriam Vieira. O espetáculo reúne em seu elenco as atrizes Liliane São Paulo, Sandy Andrade e Amanda Franco. A trilha sonora original é de Bruno de La Rosa, com figurinos de Waldir Correia, adereços de Marcia Alves, coreografia de Paula d’ Albuquerque e maquiagem de Kadu Veríssimo.

A Cadeia Velha fica na Praça dos Andradas, s/n, no Centro de Santos.

Sinopse
A Rainha Açúcar e a Rainha Sal entram em guerra no Reino da Comida para que todos os alimentos e temperos decidam se são salgados ou doces. Mas a Pimenta luta para que cada um seja o que bem quiser. Ora denominando-se do sexo masculino, ora do feminino, ela trava uma luta árdua em defesa da igualdade e liberdade de escolha dos súditos.

Fonte: Sanatório Geral