Contra PEC 241/55, estudantes ocupam Unifesp Baixada Santista

Mobilização

Em uma assembleia com mais de 200 estudantes, foi decidida na última terça-feira (3) a ocupação da Unifesp Baixada Santista, localizada em Santos, na Rua Silva Jardim. A decisão, tomada pela ampla maioria dos alunos presentes, se soma a centenas de ocupações já realizadas em outras universidades contra os ataques do governo Temer, principalmente a PEC 241 (atual 55 no Senado), que congela por até vinte anos os gastos em áreas sociais vitais como educação e saúde.

“A votação foi com uma maioria expressiva, com apenas quatro ou cinco votos contrários. Depois da deliberação que foi votada tivemos a presença de professores e também da direção do campus que acompanhou todo o processo, que apoiaram e valorizaram o diálogo. E nossa luta não é isolada, estamos em um contexto de mais de mil escolas ocupadas pelos secundaristas e mais de 100 universidades”, relataram os estudantes em programa de rádio gravado no site radiosilva.org.

Outra ferramenta de comunicação utilizada pelos estudantes é a fanpage Unifesp SJ Ocupada. Quem puder ajudar os estudantes, com donativos como água, bolachas, lanches ou salgados, pode entrar em contato pelos canais disponibilizados acima.

Em uma conjuntura de duros ataques, onde o governo ilegítimo de Temer promove um verdadeiro estrago no país com o apoio do Congresso, Senado, Judiciário e Imprensa, a resistência dos secundaristas e estudantes das universidades de todo o país nos enche de esperança. O exemplo dessa juventude deve ser seguido por todos os trabalhadores, uma vez que não há ninguém imune às medidas impopulares que atacam toda a população.

A entrega do pré-sal brasileiro, a privatização do patrimônio público, as reformas trabalhista e previdência na gaveta, todos esses ataques significarão um grande retrocesso. É hora de resistir.

O Sindipetro-LP apoia e parabeniza a iniciativa da nossa juventude! Todo apoio às ocupações! Nenhum direito a menos!