Em assembleia, petroleiros do Litoral Paulista rejeitam 2ª proposta da Petrobrás

ACT

Como já era esperado, os petroleiros e petroleiras do Litoral Paulista rejeitaram por ampla maioria a segunda proposta de acordo coletivo da Petrobrás. A decisão foi tomada em assembleia, na noite desta segunda-feira (25), na sede do sindicato, em Santos, na sub-sede, em São Sebastião, e nas plataformas de Merluza e Mexilhão. No total, 172 votaram pela rejeição e 7 pela aprovação. Houve apenas uma abstenção.

Na sede e sub-sede, após rejeitar a proposta, os trabalhadores ainda aprovaram por unanimidade outros três encaminhamentos sugeridos pela direção do Sindicato. O mais importante, para o futuro da mobilização nacional da categoria, é a autorização para que o Sindipetro-LP convoque os 17 sindipetros do país para uma reunião, em Santos, até o dia 10 de novembro.

O objetivo deste encontro será discutir e formar um Comando Nacional de Greve. Para os trabalhadores do Litoral Paulista, essa iniciativa é essencial para demonstrar à companhia a unidade e força da categoria, além de servir de embrião para a necessária mobilização contra a retirada de direitos e a privatização da Petrobrás.

Outro indicativo aprovado é o envio de ofício para a companhia exigindo uma nova proposta. Neste documento, será exigida a retirada dos itens que prevêem redução da indenização das horas extras e redução salarial com redução da jornada. Por fim, foi aprovada a intensificação dos atrasos que já vem sendo realizados nas bases do Litoral Paulista.

Confira abaixo o vídeo gravado pelos petroleiros e petroleiras após a Assembleia: