Sindipetro-LP participa de evento em comemoração aos 50 anos da Fundacentro

Agenda da diretoria

A Fundacentro, uma das grandes parceiras na prevenção de acidentes e Saúde do Trabalhador, comemorou nesta sexta-feira, 21, 50 anos de existência. O evento em comemoração ao aniversário da instituição foi realizado na sede em São Paulo, no bairro de Pinheiros.

Os diretores Adaedson Costa e Fábio Mello participaram da comemoração em nome do Sindipetro-LP. Desenvolvendo cursos e estudos sobre Saúde, Segurança e Meio Ambiente, a instituição, que hoje está em 11 Estados e no Distrito Federal, tem uma estrita relação com a Baixada Santista e com o Sindipetro-LP. Desde o retorno do escritório regional da Fudacentro, em Santos, em 2014, diversos cursos e palestras foram realizadas no auditório do Sindicato, como cursos de Cipas e NRs, entre outros.

No entanto, em meio ao turbilhão político que o país passa, com ameaça da PEC 241, que congela as despesas do Governo Federal e foi aprovada no congresso, o futuro do escritório regional da Fundacentro em Santos é um mistério. Com o número de técnicos cada vez menores, e sem perspectiva de concursos futuros, a instituição corre o risco de perder mais uma vez o escritório em Santos.

Confira o vídeo produzido pelo Sindipetro-LP em defesa da Fundacentro na Baixada Santista

Em defesa da Fundacentro, o Conselho Regional Sindical da Baixada Santista, do qual o Sindipetro-LP faz parte, reuniu alguns de seus representantes em um vídeo para falar da importância da instituição para a região. “A Fundacentro reúne grandes nomes no combate ao benzenismo, na elaboração das NRs na indústria e em diversos estudos em defesa do trabalhador e do Meio Ambiente. O escritório regional tem sido fundamental para formação de representantes dos trabalhadores. Precisamos fortalecer essa parceria”, explica Adaedson, coordenador do Sindipetro-LP.

Para Fábio Mello, sem um número maior de fiscais do trabalho e frente ao desrespeito das empresas à normas e leis trabalhistas, os estudos da Fundacentro tornam-se cada vez mais necessários. “Sem essa parceria, sem a troca de informações com as entidades e o trabalhador, a fiscalização vai ser sempre para apontar os desvios, quando o que devemos é corrigir os riscos ao trabalhador e ao meio ambiente na nascente do problema, sem que para isso mais acidentes aconteçam”.

O Sindipetro-LP parabeniza a Fundacentro e os trabalhadores do escritório regional de Santos e se coloca à disposição para novas parcerias e ações em defesa do trabalhador.