Cade autoriza venda de bloco de petróleo da Petrobrás para Statoil

Mais devinvestimento

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a venda da participação da Petrobrás no bloco BM-S-8 na bacia de Santos (SP) para a Statoil. A estatal brasileira detinha 66% do bloco antes da operação e a totalidade da sua participação agora é da empresa norueguesa. A decisão está no “Diário Oficial da União” (DOU) desta sexta-feira.

Os demais sócios no bloco — Petrogal, Queiroz Galvão e Barra Energia — permanecem. O Cade aprovou a operação por meio de despacho da Superintendência Geral (SG) porque julgou que não há problemas concorrenciais na operação, já que ela significa uma desconcentração do setor.

De acordo com dados utilizados pela SG na análise da operação, a Petrobrás possui 93,39% do mercado de produção de petróleo no Brasil, enquanto a Statoil detém 2,1%.

A venda foi a primeira feita pela Petrobrás em blocos do pré-sal e faz parte da estratégia da empresa de alienação de ativos. Quando a operação foi anunciada, o preço do ativo divulgado foi de US$ 2,5 bilhões.

Fonte: Portos e Navios