Sindicatos paulistas realizam congresso unitário neste fim de semana

Em Guararema

Pela primeira vez, desde o “racha” das forças políticas que compõem o espectro do movimento sindical petroleiro, sindicatos ligados à FUP e FNP se reúnem em um mesmo congresso para traçar estratégias comuns. O ineditismo deste fato está à altura da conjuntura política e social que vive o país e a categoria petroleira. "Sabemos que existem diferenças entre as representações, entre as forças políticas da categoria, mas sabemos também que existem pontos em comum estratégicos: a defesa da Petrobrás e do pré-sal é parte disso e está acima de qualquer divergência", esclareceu Adaedson Costa, secretário-geral da FNP e coordenador-geral do Sindipetro-LP.

“Vivemos um momento de grave crise na Petrobrás e o movimento sindical demonstra maturidade de unir naquilo que é consenso, como a defesa da empresa e dos direitos dos trabalhadores, para elaborar uma proposta unitária de ação”, destaca a coordenadora do Unificado, Cibele Vieira.

Esse processo já vem sendo construído há algum tempo, com reuniões e atos em conjunto em defesa do pré-sal e da Petrobrás. A primeira iniciativa, em setembro do ano passado, foi a Jornada Unitária de Lutas, que precedeu a greve nacional da categoria com atrasos e mobilizações conjuntas dos Sindipetros Litoral Paulista, São José dos Campos e Unificado de SP.

Em nível nacional, a FUP e a FNP têm promovido ações conjuntas nos pontos em que há convergência, sobretudo com a formação de comitivas a Brasília para pressionar os deputados a rejeitarem o projeto de lei de José Serra, que aprofunda a entrega do pré-sal brasileiro com a retirada da Petrobrás como operadora exclusiva e com o fim da participação mínima de 30% nos blocos de exploração desta camada.

O congresso estadual unitário acontece neste próximo final de semana (2 e 3 de julho), na Escola Florestan Fernandes, em Guararema. O Congresso contará com mesas temáticas que debaterão questões como o Plano de Negócios da empresa e a análise da atual conjuntura econômica e política e como isso afeta a Petrobrás e seus trabalhadores próprios e terceirizados.

A perspectiva é que a partir deste Congresso outras ações conjuntas possam ser desenvolvidas no âmbito estadual entre as entidades sindicais de representação da categoria. No estado de São Paulo há três sindicatos de petroleiros: do Litoral Paulista e o de São José dos Campos, que compõem a FNP, e o Unificado, ligado à FUP.

Confira abaixo a programação:

Sábado | Dia 2

9h     Abertura